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dc.contributor.advisorRodrigues, Daniela da Silva-
dc.contributor.authorCarvalho, Jéssica de Jesus de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Jéssica de Jesus de. Identificação de autoestima em estudantes de terapia ocupacional. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A autoestima tem um caráter multidimensional e está relacionada aos sentimentos valorativos que cada indivíduo tem por si e que podem ser positivos ou negativos dependendo do contexto em que está inserido. Objetivos: Identificar a autoestima em estudantes do curso de graduação de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília, campus Ceilândia e descrever como os sentimentos de autoestima podem influenciar em sua trajetória acadêmica. Método: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa. O estudo foi realizado na Faculdade de Ceilândia (FCE) da UnB entre os meses de setembro e outubro de 2018. A amostra de conveniência foi composta 101 por estudantes do curso de Terapia Ocupacional do campus. Para esta pesquisa foram utilizados os seguintes instrumentos: o Questionário sociodemográfico elaborado pelas autoras e a Escala de autoestima de Dela Coleta. Os dados resultantes dos questionários foram analisados por conteúdo e categorizados por estatística descritiva, através de frequência. Resultados: A maioria dos participantes foram do sexo feminino (81,2%), com idade variando na faixa etária de 20 a 24 anos (66,3%), pardas (48%), com renda familiar de 2 a 4 salários mínimos (31,7%), moram com os pais (70,3%) em casa própria e utilizam o ônibus como transporte (71,35%). Identificou-se que 66 (média 7,77) dos estudantes apresentou média autoestima. Conclusão: Os estudantes que frequentam a universidade pública são influenciados por diversos olhares, tanto dos professores, dos demais colegas, bem como dos familiares. Cada vez mais torna-se necessário compreender o cotidiano das atividades acadêmicas dos estudantes, bem como favorecer um debate para a construção de um ambiente mais saudável na universidade pública.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutoestima - estudantespt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitáriospt_BR
dc.titleIdentificação de autoestima em estudantes de terapia ocupacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-06T22:46:04Z-
dc.date.available2020-05-06T22:46:04Z-
dc.date.submitted2018-12-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/23897-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Introduction: self-esteem has a multidimensional nature and is related to the feelings valued that each individual has for himself, and that can be positive or negative depending on the context in which it is inserted. Objectives: To identify the self-esteem in students of the degree course of Occupational Therapy of the University of Brasilia, campus Ceilândia and to describe like the self-esteem feelings can influence in his academic trajectory. Method: It is the question of a descriptive study, of quantitative and qualitative approach. The study was carried out in the Faculty of Ceilândia (FCE) of the UnB between the September and October of 2018. The convenience sample was composed 101 by students of the course of Occupational Therapy of the campus. For this inquiry the next instruments were used: the Questionnaire sociodemográfico prepared by the authors and the self-esteem Scale of Dela Coleta. The resultant data of the questionnaires were analysed by content and categorized by descriptive statistic, through frequency. Resulteds: Most of the participants were of the feminine sex (81,2 %), with age varying in the age group from 20 to 24 years (66,3 %), gray (48 %), with familiar income from 2 to 4 minimum wages (31,7 %), they live with the parents (70,3 %) at own home and use the bus as transport (71,35 %). One identified that 66 (average 7,77) of the students presented middle self-esteem. Conclusion: The students who frequent the public university are influenced by several glances, so much of the teachers, of too many colleagues, as well as of the relatives. More and more it is made necessarily to understand the daily life of the academic activities of the students, as well as it will favor a discussion for the construction of the healthiest environment in the public university.pt_BR
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