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Título: A vivência da sexualidade na deficiência : uma revisão bibliográfica
Autor(es): Costa, Marianna Stella Garcia Magesty da
Orientador(es): Alves, Caroline de Oliveira
Assunto: Sexualidade
Pessoas com deficiência - comportamento sexual
Adolescentes - comportamento sexual
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 6-Mai-2020
Referência: COSTA, Marianna Stella Garcia Magesty da. A vivência da sexualidade na deficiência: uma revisão bibliográfica. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano regada de descobertas e mudanças, a sexualidade está diretamente ligada a essa fase, tanto por suas mudanças hormonais a partir da puberdade, como das implicações sociais e culturais que a envolvem. Para o deficiente não é diferente, a sexualidade começa a se desenvolver nessa fase, porém muitas vezes este é infantilizado ou taxado como um indivíduo assexuado, ou ainda incapaz de desempenhar esse papel na sociedade. Objetivos: realizar um levantamento na literatura nacional sobre a vivência da sexualidade na vida do deficiente adolescente e jovem adulto. Metodologia: O trabalho se trata de uma revisão de literatura narrativa, com abordagem qualitativa de estudos científicos disponíveis na língua portuguesa, que tem como enfoque principal a vivência de adolescentes e jovens adultos com deficiência sobre a sexualidade neste período do seu desenvolvimento. Os artigos foram selecionados a partir das bases de dados SciELO e BVS. Resultados e discussão: A partir da busca nas bases de dados foram encontrados ao todo 65 artigos. Dentre os 65 artigos houve duplicidade de 15 artigos. A partir da leitura do resumo desses artigos foram pré-selecionados 16 estudos. Foi feita então a leitura na integra dos artigos pré-selecionados e, a partir daí foram por fim selecionados 11 artigos que se encaixavam nos critérios de inclusão. Os artigos foram separados em quatro categorias sendo elas: 1- Super proteção/ interferência da família; 2- estigmatização do deficiente frente à sexualidade; 3- o corpo como objeto/ estratégia de desejo/ sedução; 4- educação sexual. Considerações finais: A partir da leitura dos estudos encontrados conclui-se que, o assunto abordado é de grande importância, mas ainda existem poucos estudos na literatura nacional voltados para o tema. É importante ressaltar que, apesar de atualmente os preconceitos e estigmas estarem cada vez mais sendo derrubados, ainda existe uma grande parcela da população que não enxerga os deficientes como seres capazes de levar uma vida normal e com isso acabam acarretando grandes problemas no convívio social desses indivíduos, o que acarreta em grandes questões envolvendo a sua auto-aceitação como sendo capaz de desempenhar determinados papeis na sociedade, e um deles é o papel da sexualidade.
Abstract: Introduction: Adolescence is a phase of human development watered by discoveries and changes; sexuality is directly linked to this phase, both for its hormonal changes from puberty and the social and cultural implications that involve it. For the handicapped is no different, sexuality begins to develop at this period, but often they are infantilized or taxed as asexual individuals, or even unable to play that role in the society. Objectives: to carry out a research in the national literature on the experience of sexuality in the life of the disabled adolescent and young adult. Methodology: The work is a review of narrative literature, with a qualitative approach of scientific studies available in the Portuguese language, whose main focus is the experience on sexuality of adolescents and young adults with disabilities in this period of development. The articles were selected from the SciELO and VHL (Virtual Health Library) databases. Results and discussion: From the database search, 65 articles were found. Among the 65 articles, there was duplicity of 15 articles. From the reading of the summary of these articles, 16 studies were pre-selected. The pre-selected articles were then read in full, and from that point 11 articles were finally selected that fit the inclusion criteria. The articles were separated into four categories: 1- Super protection / family interference; 2 - stigmatization of the disabled in the face of sexuality; 3- the body as object / strategy of desire / seduction; 4 - sexual education. Final considerations: From the reading of the studies found, it is concluded that the subject is of great importance, but there are still few studies in the national literature focused on the topic. It is important to emphasize, even though prejudice and stigmas are increasingly being overthrown, there is still a large portion of the population that does not see the disabled as beings capable of leading a normal life and, as result, ends up causing great problems in the social life of these individuals, which result in major issues involving their self-acceptance as being able to play certain roles in society, and one of these is the role of sexuality.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



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