Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23890
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaClaudiaFerreiraGuimaraes_tcc.pdf410 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Pessoas não alfabetizadas e seu cotidiano
Autor(es): Guimarães, Ana Cláudia Ferreira
Orientador(es): Santos, Josenaide Engracia dos
Assunto: Analfabetismo
Educação de adultos
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 6-Mai-2020
Referência: GUIMARÃES, Ana Cláudia Ferreira. Pessoas não alfabetizadas e seu cotidiano. 2018. 33 f. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esse trabalho objetiva compreender as implicações da não alfabetização no cotidiano de pessoas adultas. Sem condições de acesso à educação formal, os indivíduos não dominam os códigos da escrita, da leitura e da resolução de cálculos simples, isso pode reverberar em situações a serem enfrentadas no cotidiano, quanto a emprego, deslocar-se, e tantas outras situações rotineiras. O analfabetismo é uma condição característica de contextos de pobreza e de falta de oportunidades. Para buscar maior compreensão desse processo, a nossa atenção se direciona ao estudo com adultos não alfabetizados, residentes do Sol Nascente, Ceilândia. Pesquisa qualitativa. Metodologia: História de vida. Instrumento de pesquisa: entrevistas em profundidade com roteiro narrativo. 3 Participantes. Análise: primeiro a técnica de recorte e colagem, serão destacadas dos depoimentos as partes que serão grifadas que, depois serão reagrupadas de acordo com o que foi grifado, representando uma possível categoria. Denominamos esse exercício de codificação dos dados, que consiste na marcação de partes consideradas importantes para atingir os objetivos da pesquisa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Terapia Ocupacional, 2018.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.