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https://bdm.unb.br/handle/10483/23885
Título: | Manifestações dos discentes da Universidade de Brasília – Faculdade Ceilândia nas redes sociais digitais : um estudo netnográfico |
Autor(es): | Meneses, Luísa Helena Neres |
Orientador(es): | Barreiro, Rafael Garcia |
Assunto: | Redes sociais Estudantes universitários - saúde |
Data de apresentação: | 3-Dez-2018 |
Data de publicação: | 6-Mai-2020 |
Referência: | MENESES, Luísa Helena Neres. Manifestações dos discentes da Universidade de Brasília – Faculdade Ceilândia nas redes sociais digitais: um estudo netnográfico. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho buscou compreender as manifestações dos graduandos da Universidade de Brasília campus Faculdade de Ceilândia - FCE, nas redes sociais em relação ao adoecimento propiciado pelo ambiente universitário. A partir da incidência de adoecimentos e observação do uso dos grupos dos Facebook como ambiente de interação social, e também apoio, nutrindo uma cultura de queixas, verificou-se a necessidade de adentrar neste ambiente para conhecer este fenômeno. Para tal, foi realizada uma netnografia, no qual durante quatro meses os grupos foram acompanhados. E foi evidenciada a relação dos graduandos com as redes sociais como um âmbito de exteriorização do seu adoecimento, assim como o dinamismo da disseminação desses conteúdos nas redes. Por fim, bem como as redes sociais estão em constante mudança, às relações dos discentes com elas vão se alterando também. Assim como o adoecimento, o ambiente de apoio e queixas não deixam de existir nas redes, somente se adaptam a novas formas de transmitir as informações nestes espaços. |
Abstract: | This paper attempted to understand the manifestations of the students of the Campus of Ceilândia from the University of Brasília about the incidence of illness caused by the university environment on social networks. Through the observation of Facebook groups as a source of social interactions and support between those students, it was possible to notice that it is necessary to get inside those places to actually understand this phenomenon. A netnography was created to follow those groups for four months and evidenced the relationship between the graduates and their social network profiles as a place to externalize their illness, as well as a place to dynamize this type of content. Lastly, on the same way the networks are always changing, the relation of the students with them are also on a constant process of transformation. The support environment and the debates about illness and complaints about other matters will not stop happening, it will just change itself to adapt into new ways of sharing information on these spaces. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Terapia Ocupacional, 2018. |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
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