Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23884
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LuanaRosaRochaAlves_tcc.pdf772,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Intervenções em idosos de terapia ocupacional na área cognitiva : uma revisão integrativa
Autor(es): Alves, Luana Rosa Rocha
Orientador(es): Meneses, Kátia Vanessa Pinto de
Assunto: Idosos
Terapia cognitiva
Data de apresentação: 30-Nov-2018
Data de publicação: 6-Mai-2020
Referência: ALVES, Luana Rosa Rocha. Intervenções em idosos de terapia ocupacional na área cognitiva: uma revisão integrativa. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: No Brasil, entre os anos de 2012 e 2017 a quantidade de idosos cresceu, havendo um acréscimo de 4,8 milhões, correspondendo a um acréscimo de 18% nesse grupo etário, se tornando mais representativo a cada dia no país. De forma geral, o Brasil tem mudado o seu perfil populacional ao longo dos anos, e com isso há uma mudança no processo de transição epidemiológica, com uma mudança no padrão de causas de morte, de um perfil de doenças infectocontagiosas para um perfil de doenças degenerativas. As disfunções cognitivas são capazes de afetar a capacidade funcional em todas as esferas de vida diária como, trabalho, lazer e social. Nesse contexto, um dos profissionais responsáveis pela manutenção das funções intelectuais por maior tempo e melhorar o desempenho ocupacional, como forma de contribuir para uma maior qualidade de vida, é o terapeuta ocupacional. Objetivo geral: conhecer as intervenções cognitivas de terapia ocupacional em idosos. Métodos: Esse estudo trata-se de uma revisão de literatura integrativa e para a realização do estudo a busca foi realizada em artigos específicos de terapia ocupacional escritos em português, publicados nos últimos 10 anos e nas bases de dados: Google Acadêmico e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Resultados: Aplicados os critérios de inclusão e exclusão para o estudo, cinco artigos foram selecionados, sendo 2 encontrados no google acadêmico e 3 na BVS. Conclusões: Percebe-se que existe uma grande gama de intervenções cognitivas usadas em cada estudo, bem como as técnicas e recursos, demonstrando uma diversidade de possibilidades existentes para o tratamento e/ou estimulação cognitiva em idosos.
Abstract: En Brasil, entre los años 2012 y 2017 la cantidad de ancianos creció, habiendo un aumento de 4,8 millones, correspondiendo a un aumento del 18% en ese grupo de edad, volviéndose más representativo cada día en el país. En general, Brasil ha cambiado su perfil poblacional a lo largo de los años, y con ello hay un cambio en el proceso de transición epidemiológica, con un cambio en el patrón de causas de muerte, de un perfil de enfermedades infectocontagiosas para un perfil de enfermedades degenerativa. Las disfunciones cognitivas son capaces de afectar la capacidad funcional en todas las esferas de la vida diaria como, trabajo, ocio y social. En este contexto, uno de los profesionales responsables del mantenimiento de las funciones intelectuales por mayor tiempo y mejorar el desempeño ocupacional, como forma de contribuir a una mayor calidad de vida, es el terapeuta ocupacional. Objetivo general: conocer las intervenciones cognitivas de terapia ocupacional en ancianos. Métodos: El estudio trata de una revisión integradora literatura y el estudio de la búsqueda se realizó en artículos específicos de la terapia ocupacional escrito en portugués, publicados en los últimos 10 años y en bases de datos de Google Académico y Biblioteca Virtual Salud (BVS). Resultados: Aplicados los criterios de inclusión y exclusión para el estudio, cinco artículos fueron seleccionados, siendo 2 encontrados en el google académico y 3 en la BVS. Conclusiones: Se percibe que existe una gran gama de intervenciones cognitivas usadas en cada estudio, así como las técnicas y recursos, demostrando una diversidad de posibilidades existentes para el tratamiento y / o estimulación cognitiva en ancianos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.