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Título: O uso do lúdico como recurso para a reabilitação cognitiva em idosos
Autor(es): Cabral, Amanda Victor
Orientador(es): Abreu, Carolina Becker Bueno de
Assunto: Terapia cognitiva
Idosos - saúde
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 6-Mai-2020
Referência: CABRAL, Amanda Victor. O uso do lúdico como recurso para a reabilitação cognitiva em idosos. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O envelhecimento se caracteriza, pelo acúmulo de uma grande variedade de danos moleculares e celulares e que com o tempo, podem levar a uma perda gradual nas reservas fisiológicas, e um declínio geral nas capacidades do indivíduo, e como resultado deste processo de envelhecimento, existem mudanças que interferem sobre o cérebro do idoso, tornando-se detectável alterações nas funções cognitiva na medida em que este processo ocorre. E como proposta de intervenção para declínios cognitivos em idosos este estudo busca compreender a utilização da reabilitação cognitiva, por meio de recursos lúdicos. Metodologia: Trata- se de uma Revisão Integrativa da literatura com 7 artigos selecionados por meio da base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde – BVS, do Caderno Brasileiro de Terapia Ocupacional e da Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. Os estudos foram analisados com relação a 4 aspectos, sendo I. Perfil dos Participantes; II. Origem de déficits cognitivos dos participantes; III. Metodologia dos estudos selecionados e características das intervenções propostas e IV Resultados dos Estudos. Conclusão: a pesquisa evidenciou que este recursos são benéficos e se mostram como uma abordagem positiva, apresentando ganhos no desempenho cognitivo, na socialização, na autoestima e ainda possibilitando a estabilização dos declínios, principalmente quando seu uso é associado a outras formas de tratamento e realizado com o apoio de uma equipe multidisciplinar.
Abstract: Aging is featured by a great variety of molecular and celular damage that can lead to a gradual physiological reserve loss and a general decline in a subject's capabilities over time. As a result of aging, there are changes that interfere on a brain of an old-aged subject, causing alterations in the cognitive functions to be detectable as this process goes on. This study seeks to understand the use of cognitive rehabilitation through ludic resources as a means to intervene in cognitive decline in old-aged people. Methodology: It is about an Integrative review of the literature with 7 selected articles from the database of Biblioteca Virtual de Saúde - BVS, from the Brazilian Journal of Occupational Therapy and from the Occupational Therapy Journal of Universidade de São Paulo - USP. The studies were taken considering 4 aspects: I. Subjects' Profile; II. Origins of the subjects' cognitive decline; III. Methodology of the selected studies and the features of the suggested interventions and IV. Studies results. Conclusion: the research showed that these resources are good and also are a positive approach, presenting earns in cognitive performance, in socializaton and in self esteem. They also help stabilizing cognitive decline, mostly when their uses are associated with other forms of treatment together with the support of a multidisciplinary team.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2018.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



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