Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23871
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JorgePaulinoNeto_tcc.pdf2,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de uma língua eletrônica com sensores nanoestruturados para detecção de poluentes emergentes em água
Autor(es): Paulino Neto, Jorge
Orientador(es): Paterno, Leonardo Giordano
Assunto: Nanosensores
Contaminantes emergentes
Água - poluição
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 6-Mai-2020
Referência: PAULINO NETO, Jorge. Desenvolvimento de uma língua eletrônica com sensores nanoestruturados para detecção de poluentes emergentes em água. 2019. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Tecnológica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esse trabalho tem por finalidade avaliar o desempenho de um sistema multissensorial do tipo língua eletrônica (LE) para a detecção de ibuprofeno, um fármaco considerado micropoluente emergente. Os sensores de composições variadas foram confeccionados por meio da técnica de automontagem camada por camada (LbL, do inglês, layer-by-layer), sendo utilizados alguns polieletrólitos aniônicos e catiônicos e alguns tipos de nanopartículas inorgânicas depositados sobre eletrodos de prata impressos em substrato flexível. A impedância elétrica das amostras de ibuprofeno em água ultrapura e água de torneira foi medida com a LE desenvolvida e as impressões digitais elétricas de cada amostra foram interpretadas com o método de análise de componentes principais (PCA). Verificou-se que a resistência elétrica das soluções diminuiu com a adição de ibuprofeno. A resposta dos sensores independeu da presença de etanol, utilizado como co-solvente do ibuprofeno. Os valores encontrados para o limite de detecção (LD) 10 ppm e limite de quantificação (LQ) 30,30 ppm ainda não permitem a utilização dessa LE para a determinação de ibuprofeno em sistemas reais, já que para esses sistemas a concentração de ibuprofeno relatada é de 0,01 ppm. Entretanto, a resposta da LE para ibuprofeno não foi afetada por potenciais interferentes em diferentes concentrações, tais como atenolol, acetominofeno e cafeína. Um desempenho similar foi observado em água de torneira.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química Tecnológica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.