Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23867
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_YamanaHarumiDiasNishikawa_tcc.pdf2,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo teórico da captura de CO2 por líquidos iônicos
Autor(es): Nishikawa, Yamana Harumi Dias
Orientador(es): Ferreira, Daví Alexsandro Cardoso
Coorientador(es): Silva, Simone Monteiro e
Assunto: Dióxido de carbono
Dinâmica molecular
Gases poluentes
Data de apresentação: 11-Dez-2018
Data de publicação: 5-Mai-2020
Referência: NISHIKAMA, Yamana Harumi Dias. Estudo teórico da captura de CO2 por líquidos iônicos. 2018. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Tecnológica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Desde a revolução industrial, a quantidade de gases poluentes emitidos para a atmosfera tem sido exorbitante, dentre os quais o CO2. A fim de reduzir essa situação, pesquisadores têm desenvolvido tecnologias para a captura e reutilização desses gases. Nesse trabalho, foi realizado um estudo para verificar a taxa de captura de CO2 utilizando os Líquidos Iônicos (LIs) constituído de uma parte experimental e outra teórica. Na parte experimental verificou-se o potencial de captura do LI BmimCl. Na parte teórica foi utilizada a Dinâmica Molecular para simular a interação do CO2 com o BmimCl, BmimBr e o Bmim[PF6] utilizando o programa Gromacs com o campo de força OPLS-AA para a descrição das interações coulômbicas e de Lennard-Jones. Observou-se que os LIs possuem a capacidade de capturar CO2. Os valores de massa específica (densidade) encontrados coincidem com os da literatura. No entanto, o valor de viscosidade para o BmimCl não correspondeu ao valor encontrado na literatura. A partir dos valores de Δ𝐻̅, Δ𝐺̅ e Δ𝑆̅ infere-se que o Bmim[PF6] tem o maior potencial de captura. Analisando os potenciais de interações coulômbicas e do tipo Lennard-Jones concluiu-se que apesar do cátion possuir uma maior interação com o CO2, a escolha correta do ânion é a que irá proporcionar uma maior captura de CO2 visto que os valores das interações mudaram consideravelmente para cada cátion a depender no contra-íon. Além disso, foram calculados os valores da constante dielétrica. O LI na presença de CO2 aumentou a constante dielétrica e consequentemente a condutividade devido à mudança do momento dipolo do CO2.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2018.
Aparece na Coleção:Química Tecnológica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons