Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23857
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaCarolineDeAzevedoVeloso.pdf568,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Compras públicas : benefícios e dificuldades em contratações públicas, por meio de licitação, na perspectiva dos licitantes e da administração pública
Autor(es): Veloso, Ana Caroline de Azevedo
Orientador(es): Ramos, Karoll Haussler Carneiro
Assunto: Compras públicas
Licitação pública
Administração pública
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 4-Mai-2020
Referência: VELOSO, Ana Caroline de Azevedo. Compras públicas: benefícios e dificuldades em contratações públicas, por meio de licitação, na perspectiva dos licitantes e da administração pública. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como tema Compras Públicas - Benefícios e Dificuldades em Contratações Públicas, por meio de Licitação, na perspectiva de Licitantes e da Administração Pública. Com o volume em compras públicas na casa dos bilhões de reais, saber as reais dificuldades e benefícios torna-se de grande valia. Por ser um tema de interesse amplo, dúvidas como “o que é licitação?”, “o que fazer para contratar com o governo?” ou “vale a pena vender para o governo?”, perseguem aqueles que se veem tendo de lidar com as compras públicas. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é verificar quais são os principais obstáculos à participação, entender quais os principais proveitos nas compras governamentais, tanto na perspectiva de fornecedores quanto da administração pública, bem como conhecer quais atitudes o governo tem tomado para ampliar o acesso dos interessados. Para isso, realizou-se uma pesquisa empírica, através de questionários, de natureza descritiva, abordagem qualitativa, utilizando dados secundários e primários. Chegou-se à conclusão de que faltam conhecimentos dos envolvidos. Que a fase interna é uma dificuldade latente, e que uma licitação bem conduzida resulta em ganhos para ambos os lados, como celeridade, economia aos cofres públicos e aumento da receita das empresas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.