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https://bdm.unb.br/handle/10483/23853
Título: | Reações do mercado financeiro brasileiro às pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2018 |
Autor(es): | Silva, Mateus Rodrigues |
Orientador(es): | Peng, Yaohao |
Assunto: | Eleições Mercado financeiro Presidentes - eleição |
Data de apresentação: | Dez-2018 |
Data de publicação: | 4-Mai-2020 |
Referência: | SILVA, Mateus Rodrigues. Reações do mercado financeiro brasileiro às pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2018. 52 p., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho pretende investigar a relação entre o cenário político e o cenário econômico, entendendo as influências e consequências que permeiam estes ambientes entre si.
Aproveitando-se de um momento que ocorre a cada quatro anos, este trabalho verificou
o impacto das informações eleitorais no mercado acionário brasileiro, selecionando para
análise, as pesquisas eleitorais dos institutos de pesquisa mais conhecidos e relevantes e o
índice brasileiro que representa o mercado acionário do país, o Ibovespa. Verificou-se, por
meio da metodologia de Estudo de Eventos, a ocorrência de retornos anormais acumulados
estatisticamente significativos, o que sugere que o mercado de ações brasileiro se encontra
na forma semiforte de eficiência de mercado. Também foram encontradas evidências de
que o mercado reagia mais positivamente a um candidato, o pode sugerir uma esperança
do mercado em relação à vitória do presidente eleito. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018. |
Aparece na Coleção: | Administração
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