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Título: Reações do mercado financeiro brasileiro às pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2018
Autor(es): Silva, Mateus Rodrigues
Orientador(es): Peng, Yaohao
Assunto: Eleições
Mercado financeiro
Presidentes - eleição
Data de apresentação: Dez-2018
Data de publicação: 4-Mai-2020
Referência: SILVA, Mateus Rodrigues. Reações do mercado financeiro brasileiro às pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2018. 52 p., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho pretende investigar a relação entre o cenário político e o cenário econômico, entendendo as influências e consequências que permeiam estes ambientes entre si. Aproveitando-se de um momento que ocorre a cada quatro anos, este trabalho verificou o impacto das informações eleitorais no mercado acionário brasileiro, selecionando para análise, as pesquisas eleitorais dos institutos de pesquisa mais conhecidos e relevantes e o índice brasileiro que representa o mercado acionário do país, o Ibovespa. Verificou-se, por meio da metodologia de Estudo de Eventos, a ocorrência de retornos anormais acumulados estatisticamente significativos, o que sugere que o mercado de ações brasileiro se encontra na forma semiforte de eficiência de mercado. Também foram encontradas evidências de que o mercado reagia mais positivamente a um candidato, o pode sugerir uma esperança do mercado em relação à vitória do presidente eleito.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
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