Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23852
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DiandraMontagnerDeSouza.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Dimensões da cultura brasileira nas Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados
Autor(es): Souza, Diândra Montagner de
Orientador(es): Dechandt, Siegrid Guillaumon
Assunto: Cultura organizacional
Data de apresentação: 14-Fev-2019
Data de publicação: 4-Mai-2020
Referência: SOUZA, Diândra Montagner de. Dimensões da cultura brasileira nas Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados. 87 f., il. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A cultura organizacional faz parte do ambiente da organização, e em grande medida reflete a cultura nacional. Este trabalho tem como objetivo diagnosticar quais são as características da cultura organizacional das Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados baseados na Teoria das Dimensões Culturais de Hofstede e compará-los com os resultados definidos pelo autor para o Brasil. Foi utilizado um estudo de caso do tipo único, um estudo empírico, descritivo, exploratório, quantitativo e baseado nos cinco princípios de Yin (2015). A partir da análise de um questionário de 67 questões aplicado com os colaboradores destas comissões; verificação de documentos institucionais e observação participante; identificou-se as características culturais do grupo de vinte e cinco Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados tomados como uma totalidade: baixa distância de poder, coletivista, com alto índice de feminilidade e alta aversão à incerteza. As dimensões de coletivismo e aversão à incerteza obtiveram resultados bem próximos em relação à pesquisa que Hofstede realizou no Brasil como era esperado. Já a distância de poder e masculinidade foram resultados muito diferentes da cultura nacional, com índices abaixo de zero, que refletem um grupo que não aceita distribuição desigual de poder; e com características de feminilidade. Esta divergência representa a grande contribuição deste estudo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.