Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23848
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThiagoAndradeDaSilvaCunha.pdf4,9 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação das habilidades que geram impacto no trabalho de um scrum master
Autor(es): Cunha, Thiago Andrade da Silva
Orientador(es): Nunes, Rafael Rabelo
Assunto: Produtos - desenvolvimento
Competências individuais
Data de apresentação: 8-Fev-2019
Data de publicação: 4-Mai-2020
Referência: CUNHA, Thiago Andrade da Silva. Avaliação das habilidades que geram impacto no trabalho de um scrum master. 2018. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O framework Scrum é um modelo de organização de desenvolvimento nos produtos complexos. Esta tendência, que não pode ser ignorada pelo mercado, se baseia em uma abordagem empírica e adaptativa para lidar com mudanças de requisitos, novas tecnologias e mudanças de escopo. O Scrum Master, papel dentro da estrutura Scrum, tem a responsabilidade de cuidar do processo e guiar sua equipe para alcançar o sucesso. O presente trabalho visa avaliar o papel do Scrum Master, identificando e analisando as habilidades que geram impacto em seu trabalho. O objetivo é identificar as competência que impactam no trabalho de um Scrum Master e depois analisar e comparar estas habilidades. Para fazer esta identificação e análise, foi utilizado o Método Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDAC), que permite avaliar os dados qualitativos e transformá-los em quantitativos, auxiliando no processo de tomada de decisão. Primeiramente foi feita a construção do modelo necessária para a execução do método, esta construção é baseada na criação de uma árvore de valor que engloba o resultado de reuniões com especialistas. Depois foi criado um questionário com as informações deste modelo. Os dados da árvore de valor mais o resultado do questionário foram inseridos no software MyMcda que processou os dados e permitiu a análise das informações coletadas. Desta forma, foram avaliados os impactos de três grandes critérios, no trabalho de um Scrum Master: Habilidades Comportamentais; Habilidades Técnicas e; Conhecimento do Negócio. Cada um destes critérios são compostos por outros subcritérios. Os resultados apontam que o critério Habilidades Comportamentais é o que gera maior impacto no trabalho do Scrum Master. Dentro do critério melhor avaliado Habilidades Comportamentais, o subcritério de maior impacto foi Habilidades Pessoais, que representa as habilidades comportamentais internas de um indivíduo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.