Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23846
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MatheusdeSouzaPenaBarbosa.pdf805,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Política pública de educação : uma análise da alocação do recurso público no Distrito Federal
Autor(es): Barbosa, Matheus de Souza Pena
Orientador(es): Costa, Caio César de Medeiros
Assunto: Políticas públicas
Educação
Gasto público
Data de apresentação: 11-Dez-2018
Data de publicação: 4-Mai-2020
Referência: BARBOSA, Matheus de Souza Pena. Política pública de educação: uma análise da alocação do recurso público no Distrito Federal. 2018. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar a alocação de recursos públicos no setor educacional. Esta pesquisa, de caráter quantitativo, elegeu o Distrito Federal para ser fonte do estudo. Foram utilizados como procedimentos metodológicos o levantamento de dados, com base em dados governamentais disponíveis por livre acesso e necessário a partir de pedido pela Lei do Acesso à Informação, afim de se ter dados de construção de escolar no período de 2014 até 2017 além de dados sociodemográficos necessários para as análises. Também foram analisados os resultados eleitorais do período para se relacionar com os demais dados. A partir disso foi realizada uma verificação do cumprimento dos prazos nas obras públicas, além de uma organização geográfica das mesmas. Os dados eleitorais foram utilizados para tentar relacionar estas obras à algum viés político e, para identificar a real necessidade das unidades escolares, foram utilizados a base de dados sociodemográficos. Os resultados demonstraram uma alocação de recursos públicos ineficiente, com diversos contratos parados esperando novas licitações, além de áreas que necessitam de unidades escolares com uma demanda maior sem nenhuma perspectiva de obra no período e uma distribuição falha por região administrativa nas obras executadas.
Abstract: The present dissertation aims to evaluate the allocation of public resources in the educational sector. This research, of quantitative character, chose the Federal District to be the source of the study. Methodological procedures were used to collect data, based on government data available for free access and required by request by the Law on Access to Information, in order to have data on school construction in the period from 2014 to 2017, as well as data sociodemographic data needed for the analyzes. It was also analyzed the electoral results of the period to relate to the other data. From this, a verification of the fulfillment of the deadlines in the public works was carried out, besides a geographic organization of the same ones. The electoral data were used to try to relate these works to some political interest and, to identify the real need of the school units, were used the sociodemographic database. The results showed an inefficient allocation of public resources, with several contracts stopped waiting for new biddings, and areas that need school units with a greater demand without any perspective of new schools in the period, and a faulty distribution in the executed constructions by each administrative region.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.