Título: | Política pública de educação : uma análise da alocação do recurso público no Distrito Federal |
Autor(es): | Barbosa, Matheus de Souza Pena |
Orientador(es): | Costa, Caio César de Medeiros |
Assunto: | Políticas públicas Educação Gasto público |
Data de apresentação: | 11-Dez-2018 |
Data de publicação: | 4-Mai-2020 |
Referência: | BARBOSA, Matheus de Souza Pena. Política pública de educação: uma análise da alocação do recurso público no Distrito Federal. 2018. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo avaliar a alocação de recursos públicos no
setor educacional. Esta pesquisa, de caráter quantitativo, elegeu o Distrito Federal
para ser fonte do estudo. Foram utilizados como procedimentos metodológicos o
levantamento de dados, com base em dados governamentais disponíveis por livre
acesso e necessário a partir de pedido pela Lei do Acesso à Informação, afim de se
ter dados de construção de escolar no período de 2014 até 2017 além de dados
sociodemográficos necessários para as análises. Também foram analisados os
resultados eleitorais do período para se relacionar com os demais dados. A partir
disso foi realizada uma verificação do cumprimento dos prazos nas obras públicas,
além de uma organização geográfica das mesmas. Os dados eleitorais foram
utilizados para tentar relacionar estas obras à algum viés político e, para identificar a
real necessidade das unidades escolares, foram utilizados a base de dados
sociodemográficos. Os resultados demonstraram uma alocação de recursos públicos
ineficiente, com diversos contratos parados esperando novas licitações, além de
áreas que necessitam de unidades escolares com uma demanda maior sem
nenhuma perspectiva de obra no período e uma distribuição falha por região
administrativa nas obras executadas. |
Abstract: | The present dissertation aims to evaluate the allocation of public resources in the
educational sector. This research, of quantitative character, chose the Federal
District to be the source of the study. Methodological procedures were used to collect
data, based on government data available for free access and required by request by
the Law on Access to Information, in order to have data on school construction in the
period from 2014 to 2017, as well as data sociodemographic data needed for the
analyzes. It was also analyzed the electoral results of the period to relate to the other
data. From this, a verification of the fulfillment of the deadlines in the public works
was carried out, besides a geographic organization of the same ones. The electoral
data were used to try to relate these works to some political interest and, to identify
the real need of the school units, were used the sociodemographic database. The
results showed an inefficient allocation of public resources, with several contracts
stopped waiting for new biddings, and areas that need school units with a greater
demand without any perspective of new schools in the period, and a faulty
distribution in the executed constructions by each administrative region. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018. |
Aparece na Coleção: | Administração
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