Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23844
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EleonayMarlonAlvesTeixeira.pdf780,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Empreendedorismo feminino em pequenas empresas no Distrito Federal - DF
Autor(es): Teixeira, Eleonay Marlon Alves
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Empreendedorismo
Mulheres - emprego
Empresas
Mulheres nas profissões
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 4-Mai-2020
Referência: TEIXEIRA, Eleonay Marlon Alves. Empreendedorismo feminino em pequenas empresas no Distrito Federal - DF. 2018. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal Analisar as causas que levam ao crescimento do empreendedorismo feminino no Distrito Federal – DF, enfatizando as principais variáveis que vem colaborando. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores renomados que discutem o empreendedorismo feminino, bem como uma pesquisa de campo com empresárias em exercícios no DF, buscando embasar o estudo sobre o empreendedorismo feminino. Realizaram aplicação de questionários com varias empreendedoras, por meio de uma amostra não-probabilística. A escolha desse estudo justifica-se pelo fato do empreendedorismo feminino estar crescendo cada vez mais, gerando certa curiosidade quanto às razões e as dificuldades encontradas para empreender, bem como os principais fatores que contribuem para o crescimento e o perfil empreendedor das mulheres de sucesso. Nesta pesquisa observou-se que 37% das empreendedoras têm acima de 40 anos. 70% das empresárias são casadas e 80% das entrevistadas tem filho o que em média equivale de 1 a 2 filhos. 37% das empreendedoras têm apenas o Ensino Médio e 23% são pós-graduadas. 36% dessas empresas têm acima de 10 funcionários. 30% dessas empresas têm de 8 a 10 funcionários e 23% têm acima de 10 funcionários. 60% das empreendedoras responderam que empreendedorismo é uma oportunidade de negócio. Este estudo se torna relevante para sociedade do DF para que se possam compreender os hábitos das empreendedoras e seus investimentos no mercado de trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.