Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23835
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BarbaraDosSantosSouza_tcc.pdf1,37 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorWiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva-
dc.contributor.authorSouza, Bárbara dos Santos-
dc.identifier.citationSOUZA, Bárbara dos Santos. A feira permanente da Ceilândia como experiência para outro tipo de turismo. 2019. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA construção de Brasília atraiu trabalhadores por meio do grande discurso progressista de Juscelino Kubistchek, e, paralelamente a isso, outros conglomerados habitacionais formaram-se ao seu redor. Ceilândia foi um desses conglomerados que nasceu na intenção de desfavelização que ocorria no Plano Piloto. O governo do Distrito Federal, na época, lançou uma campanha conhecida como Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), que dá origem a Região Administrativa de Ceilândia, a RA IX, que foi se estabelecendo de forma orgânica mesmo diante dos desafios como falta de moradia, saneamento básico e infraestruturas. Pontos de encontro, de convivência e comerciais foram se estabelecendo naturalmente na RA, e, assim, surgiu a Feira Central da Ceilândia, objeto da presente pesquisa. Então, a Feira Central da Ceilândia, enquanto lugar de expressão da cultura nordestina, por meio de sua gastronomia e identidade, possibilita pensar um outro tipo de turismo, o Turismo Cidadão, que se baseia em uma experiência turística, primeiramente, para aqueles que moram na localidade, e, posteriormente, aos demais. Ou seja, trata-se de um exercício da cidadania que pode ressignificar o sentimento de pertencimento do morador local, e, ainda, desmitificar a marginalização, promover convivências e criar espaços de sociabilização, a partir de memórias, histórias e vivências diárias. Por isso o objetivo geral do trabalho é apresentar a Feira Central da Ceilândia como um lugar de memória, de resistência, de construção da identidade ceilandense e atrativo turístico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCeilândia (DF)pt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - turismopt_BR
dc.subject.keywordTurismopt_BR
dc.titleA feira permanente da Ceilândia como experiência para outro tipo de turismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-02T14:40:53Z-
dc.date.available2020-05-02T14:40:53Z-
dc.date.submitted2019-11-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/23835-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The construction of Brasilia attracted workers through Juscelino Kubistchek's great progressive discourse, and in parallel with this, other housing conglomerates formed around it. Ceilandia was one of these conglomerates that was born with the intention of the slump that occurred in the Pilot Plan. The Federal District government, at the time, launched a campaign known as the Invasion Eradication Campaign (CIS), which gives rise to the Administrative Region of Ceilandia, RA IX, which was established in an organic manner even in the face of challenges such as lack of housing, basic sanitation and infrastructure. Meeting, conviviality and commercial points were naturally established in the RA, and thus the Central Fair of Ceilândia, object of the present research. Thus, the Central Fair of Ceilândia, as a place of expression of northeastern culture, through its gastronomy and identity, makes it possible to think of another type of tourism, Citizen Tourism, which is based on a tourist experience, primarily for those who live. in the locality, and later to the others. That is, it is an exercise of citizenship that can redefine the sense of belonging of the local resident, and demystify marginalization, promote coexistence and create spaces for socialization, based on memories, stories and daily experiences. For this reason, the general objective of the work is to present the Ceilândia Central Fair as a place of memory, of resistance, of the construction of the Ceilandense identity and tourist attraction.pt_BR
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.