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dc.contributor.advisorWiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva-
dc.contributor.authorAraújo, Mylena Rodrigues Marçal de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Mylena Rodrigues Marçal de. Turismo cívico e a formação da identidade cultural nas crianças brasilienses. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo entender a construção de identidade do brasiliense por meio do turismo cívico, considerando a vivência do turismo na educação básica. Brasília, capital do Brasil, é considerada patrimônio da humanidade por seu design moderno idealizado pelo urbanista Lúcio Costa com monumentos projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Esta pesquisa é de caráter qualitativo visando alcançar o objetivo proposto, que não pode ser definido por número e gráficos. O estudo de caso foi o caminho metodológico adotado por se tratar de um estudo aprofundado de um fenômeno, utilizando-se de análise documental em consonância com entrevistas semiestruturadas. O que se questiona nesta pesquisa é a influência do turismo na constituição de identidade do brasiliense durante a educação básica, momento em que a formação estudantil fomenta o desenvolvimento identitário e cidadão. A fim de se realizar a análise foi utilizada a estrutura da triangulação, que se baseia no estudo de um objeto, a identidade, considerando um sujeito, o brasiliense, e um fenômeno, os incentivos gerados pela Secretaria de Turismo e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal sobre o turismo cívico, além do Congresso Nacional. Pela análise do estudo de caso pode-se averiguar que a Secretaria de Educação tem tentado de diversas maneiras incentivar este objeto, assim como o Congresso Nacional que também demonstrou interesse em estreitar relações com as duas secretarias, mas não se pôde observar um empenho considerável por parte da Secretaria de Turismo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - turismopt_BR
dc.subject.keywordTurismo cívicopt_BR
dc.titleTurismo cívico e a formação da identidade cultural nas crianças brasiliensespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-02T13:31:50Z-
dc.date.available2020-05-02T13:31:50Z-
dc.date.submitted2019-07-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/23827-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study aims to understand the construction of the identity of brasiliense through civic tourism, considering the experience of tourism in basic education. Brasilia, capital of Brazil, is considered a patrimony of humanity for its modern design idealized by the urbanist Lúcio Costa with monuments designed by the architect Oscar Niemeyer. The research is qualitative in aiming to reach the proposed objective, which cannot be defined by number and graphs. The case study was the methodological path adopted since it is an in-depth study of a phenomenon, using documentary analysis in consonance with semi-structured interviews. What is questioned in this research is the influence of tourism in the constitution of the identity of brasiliense during the basic education, at which moment the student formation fosters the identity and citizen development. In order to carry out the analysis, the triangulation structure was used, which is based on the study of an object, identity, considering a subject, the brasiliense, and a phenomenon, the incentives generated by the Secretariat of Tourism and the Secretariat of Education from Federal District, in addition to the National Congress. From the analysis of the case study it can be verified that the Secretariat of Eduacation has tried in various ways to encourage this object, as well as the National Congress, which has also shown an interest in closer relations with the two Secretariats, but it was not possible to observe a considerable commitment on the part of the Secretariat of Tourism.pt_BR
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