Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23817
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AlineYukariKokubu.pdf878,38 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDechandt, Siegrid Guillaumon-
dc.contributor.authorKokubu, Aline Yukari-
dc.identifier.citationKOKUBU, Aline Yukari. Motivações hedônicas dos consumidores que frequentam as cafeterias gourmets. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Aministração, 2019.pt_BR
dc.description.abstractVisto as mudanças na forma de consumo do café, do surgimento de novas cafeterias gourmets em Brasília e arredores, bem como, a lacuna existente dos estudos de experiência hedônica no campo da administração, o objetivo com o presente trabalho é de investigar as motivações hedônicas dos consumidores que frequentam esses espaços. O consumo hedônico está relacionado a aspectos multissensoriais e emocionais da experiência de compra dos consumidores (HOLBROOK & HIRSCHMAN, 1982). Com o propósito de analisar o lado subjetivo dos indivíduos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os clientes de cafeterias selecionadas. Os dados coletados foram analisados à luz do modelo proposto por Arnold & Reynolds (2003) que encontraram seis categorias de motivações hedônicas: aventura, a compra em busca da experiência e estímulos; gratificação, o consumo para reduzir o estresse, para relaxar e como forma de presentear a si mesmo; social, o prazer em ir as compras com mais pessoas; ideia, a compra pela novidade; papel, a felicidade em ir comprar para outra pessoa; valor, a busca por promoções. Como resultado da pesquisa, obteve-se, a partir das repostas dos entrevistados, que as motivações para frequentarem as cafeterias se baseavam na busca pela aventura, pela gratificação, pelas ideias e pelo social. O estudo contribui para uma reflexão teórica e empírica do fenômeno ressaltando a importância dos estudos do consumidor com a abordagem hedônica e abre espaço para que novas pesquisas possam ser realizadas com o intuito de aprofundar o entendimento desse conceito.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCafeteriaspt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - atitudespt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleMotivações hedônicas dos consumidores que frequentam as cafeterias gourmetspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-29T20:29:45Z-
dc.date.available2020-04-29T20:29:45Z-
dc.date.submitted2019-02-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/23817-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.