Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dechandt, Siegrid Guillaumon | - |
dc.contributor.author | Kokubu, Aline Yukari | - |
dc.identifier.citation | KOKUBU, Aline Yukari. Motivações hedônicas dos consumidores que frequentam as cafeterias gourmets. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Aministração, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Visto as mudanças na forma de consumo do café, do surgimento de novas cafeterias
gourmets em Brasília e arredores, bem como, a lacuna existente dos estudos de
experiência hedônica no campo da administração, o objetivo com o presente trabalho
é de investigar as motivações hedônicas dos consumidores que frequentam esses
espaços. O consumo hedônico está relacionado a aspectos multissensoriais e
emocionais da experiência de compra dos consumidores (HOLBROOK &
HIRSCHMAN, 1982). Com o propósito de analisar o lado subjetivo dos indivíduos,
foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os clientes de cafeterias
selecionadas. Os dados coletados foram analisados à luz do modelo proposto por
Arnold & Reynolds (2003) que encontraram seis categorias de motivações hedônicas:
aventura, a compra em busca da experiência e estímulos; gratificação, o consumo
para reduzir o estresse, para relaxar e como forma de presentear a si mesmo; social,
o prazer em ir as compras com mais pessoas; ideia, a compra pela novidade; papel,
a felicidade em ir comprar para outra pessoa; valor, a busca por promoções. Como
resultado da pesquisa, obteve-se, a partir das repostas dos entrevistados, que as
motivações para frequentarem as cafeterias se baseavam na busca pela aventura,
pela gratificação, pelas ideias e pelo social. O estudo contribui para uma reflexão
teórica e empírica do fenômeno ressaltando a importância dos estudos do consumidor
com a abordagem hedônica e abre espaço para que novas pesquisas possam ser
realizadas com o intuito de aprofundar o entendimento desse conceito. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cafeterias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - atitudes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.title | Motivações hedônicas dos consumidores que frequentam as cafeterias gourmets | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-29T20:29:45Z | - |
dc.date.available | 2020-04-29T20:29:45Z | - |
dc.date.submitted | 2019-02-08 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/23817 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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