Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23813
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RaphaelSalvianoDeSouza.pdf1,91 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diagnóstico de práticas da logística reversa de resíduos eletroeletrônicos e inovações na reciclagem de componentes em organizações brasileira
Autor(es): Souza, Raphael Salviano de
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Resíduos eletroeletrônicos
Logística reversa
Reciclagem
Data de apresentação: 16-Out-2018
Data de publicação: 29-Abr-2020
Referência: SOUZA, Raphael Salviano de. Diagnóstico de práticas da logística reversa de resíduos eletroeletrônicos e inovações na reciclagem de componentes em organizações brasileiras. 2018. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O aumento do consumo de equipamentos eletroeletrônicos observado nos últimos anos, embora positivo do ponto de vista econômico, possui como consequência o aumento da geração de resíduos, cujos mecanismos de revalorização no Brasil carecem de gerenciamento eficaz e sustentável. O objetivo desta pesquisa é realizar um diagnóstico das práticas da logística reversa de resíduos eletroeletrônicos no Brasil, incluindo inovações na reciclagem de componentes em organizações brasileiras. Foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva e qualiquantitativa. Foram usados dois procedimentos técnicos: a análise documental e o levantamento ou survey, realizado junto a empresas/associações/cooperativas que desenvolvem alguma etapa da logística reversa de REEE. Tendo em vista que inexiste um banco de dados oficial com a relação dessas organizações, foi realizada uma pesquisa exploratória na Internet, na qual foram encontrados 63 resultados em nível nacional. Foram obtidos retorno de 12 organizações. Os dados foram analisados via estatística descritiva, por meio de análise das frequências das respostas, bem como por meio da análise de conteúdo. Os resultados encontrados apontaram que a maior parte das organizações identificadas que atuam na logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos estão localizadas nas regiões sul e sudeste do país e que, não se restringem exclusivamente a empresas privadas, embora representem maioria considerável delas (81%). Observou-se que os mecanismos mais comuns de coleta são a entrega no local de descarte, a coleta em domicílio e a doação de empresas ou outras entidades. As principais práticas de logística reversa praticadas pelas empresas estudadas são o reuso ou reutilização e o recondicionamento. Apenas uma organização relatou empregar um método para a extração de metais valiosos dos componentes, como o cobre e o alumínio, na etapa do desmanche. Apesar das limitações de retorno dos respondentes, este trabalho contribui ao mapear parcialmente as organizações que atuam no setor.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.