Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Paiva, João Carlos Neves de | - |
dc.contributor.author | Silva, Lucas de Assis | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lucas de Assis. A influência da força da marca, do boca a boca eletrônico e da oferta de cupons on-line na intenção de compra de transporte privado: um experimento entre Uber e Cabify. 2017. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O serviço de transporte privado via aplicativo ganhado espaço no mundo e também
no Brasil, atraindo significativo número de consumidores. Nesse cenário, é importante
compreender: (i) a relevância da força da marca, dado o crescimento do setor; (ii) do
boca a boca eletrônico, visto que são negócios digitais e sofrem influência das
opiniões dos consumidores; e (iii) da oferta de cupom de desconto on-line via e-mail;
sendo essa uma das técnicas de promoção utilizadas por essas empresas; e, além
disso, (iv) como esses três fatores influenciam na intenção de compra dos usuários, a
qual pode impactar diretamente no ambiente competitivo e nos resultados alcançados
das empresas estudadas. Para isso foi realizado um estudo experimental no Distrito
Federal, com foco em duas empresas que oferecem o serviço na região: Uber e Cabify.
Desse modo, foram manipuladas as variáveis boca a boca eletrônico e oferta de
cupons on-line. Os resultados indicaram que o boca a boca eletrônico influencia a
intenção de compra, assim como a força da marca. Contudo, o mesmo não aconteceu
com o cupom de desconto on-line. Foi observado também que a força da marca não
atua como variável moderadora nas relações analisadas. Dessa forma, o estudo
contribui com informações relevantes para que as empresas de transporte privado via
aplicativo possam potencializar seus resultados. No âmbito acadêmico, a contribuição
se dá com o aprofundamento nos estudos que abordam o boca a boca eletrônico por
meio de comentários em mídias, a oferta de cupons via e-mail e a força da marca
como variável moderadora. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aplicativos de transporte individual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.title | A influência da força da marca, do boca a boca eletrônico e da oferta de cupons on-line na intenção de compra de transporte privado : um experimento entre Uber e Cabify | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-29T18:00:10Z | - |
dc.date.available | 2020-04-29T18:00:10Z | - |
dc.date.submitted | 2017-11-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/23810 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
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