Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23808
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AlexandreFantiniMartins.pdf597,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Logística humanitária : a participação do Exército Brasileiro frente à crise migratória venezuelana em Roraima
Autor(es): Martins, Alexandre Fantini
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Logística humanitária
Exército brasileiro
Brasil - relações exteriores
Migração
Data de apresentação: 13-Nov-2018
Data de publicação: 29-Abr-2020
Referência: MARTINS, Alexandre Fantini. Logística humanitária: a participação do Exército brasileiro frente à crise migratória venezuelana em Roraima. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A logística humanitária é uma subárea da logística, uma vez que tem como objetivo prestar auxílio às vítimas de desastres, sejam eles causados por ações humanas ou por fenômenos naturais. Como o sucesso de ações humanitárias influencia diretamente na vida das pessoas atingidas por uma fatalidade, é fundamental a integração entre os agentes envolvidos. Um desses agentes que frequentemente são empregados devido à sua competência e experiência são os militares. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a participação do Exército Brasileiro frente à crise migratória venezuelana, no que tange a logística humanitária. Foram analisados quatro pontos da missão, que incluem a estrutura do Exército Brasileiro em Roraima, a coordenação civil-militar, as atividades realizadas e as dificuldades encontradas. A pesquisa é de caráter descritiva e qualitativa, junto com um roteiro de entrevista semi-estruturado e análise de conteúdo para os dados coletados. Os entrevistados são militares ligados diretamente ligados com a missão em Roraima. Nos resultados foi possível observar que os treinamentos e capacitações influenciaram na montagem de uma estrutura humanitária adequada; a ausência de conflitos com a ONU, ONGs, entidades religiosas e governo foi e continua sendo fundamental para o sucesso da missão; as variadas atividades realizadas pelo o Exército, principalmente na parte de transporte, armazenamento e comunicação; e as dificuldades em relação à distância, falta de infra-estrutura, cultura diferente, sistema de comunicação inadequado e difícil mensuração da demanda.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.