Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23806
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FabioRibeiroDeSouza.pdf790,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Causas de sofrimento no trabalho em uma empresa de call center
Autor(es): Souza, Fabio Ribeiro de
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Trabalho - aspectos psicológicos
Saúde ocupacional
Satisfação no trabalho
Data de apresentação: 21-Jun-2018
Data de publicação: 29-Abr-2020
Referência: SOUZA, Fabio Ribeiro de. Causas de sofrimento no trabalho em uma empresa de call center. 2018. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo pretende analisar as principais causas de sofrimento no trabalho, vivenciadas por operadores de call center de uma empresa em Brasília. Os objetivos específicos residem em verificar e analisar condições de trabalho, organização de trabalho e relações socioprofissionais, levantando também estratégias de defensivas ao lidar com situações de sofrimento no trabalho e as interfaces da violência no trabalho na organização escolhida. O estudo abordou “o trabalho na contemporaneidade”, “o trabalho como fonte de sofrimento” e “a natureza do trabalho de call centers”. Verificou-se pela análise de conteúdo que o sofrimento transparece por meio de indicadores de desgaste físicos e mentais, que podem assumir diferentes sintomas de pessoa para pessoa. Os resultados englobam também os efeitos da gestão contemporânea, e a organização e condições de trabalho, os quais levaram a perceber a falta de reconhecimento, condições precárias de trabalho e a desorganização da empresa, tornando os operadores fragilizados, indiferentes e conformados,
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.