Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23805
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LuizFernandoSoaresdeMelloHenriques.pdf797,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da evolução da mentalidade de riscos em sistemas de gestão integrados
Autor(es): Henriques, Luiz Fernando Soares de Mello
Orientador(es): Nunes, Rafael Rabelo
Assunto: Integração de sistemas
Administração de empresas
Gestão da qualidade
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 29-Abr-2020
Referência: HENRIQUES, Luiz Fernando Soares de Mello. Análise da evolução da mentalidade de riscos em sistemas de gestão integrados. 2018. 97 f. : il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O sistema de gestão integrado, se aproveitando da compatibilidade entre as normas que regem sistemas de gestão, integra esses sistemas em um só, aumentando eficiência, reduzindo custos, simplificando documentação, evitando retrabalho. A mentalidade de riscos, por sua vez, é de suma importância para as organizações, uma vez que busca identificar eventos e fatores que possam gerar uma incerteza no alcance dos objetivos. A mentalidade de auxilia no atingimento dos objetivos da organização. O presente trabalho buscou analisar as normas de gestão que compõem um sistema de gestão integrado (o foco aqui é nas normas de gestão da qualidade, gestão ambiental e gestão de saúde e segurança no trabalho), identificando a evolução da mentalidade de riscos nessas normas. Para que fosse possível identificar essa evolução, foi comparado tópico por tópico dessas normas (exceto da norma OHSAS 18001, onde só foi analisado se a mentalidade estava presente na norma). Por meio dessa comparação e da análise da atual OHSAS 18001 (pela norma estar sendo incorporada pela ISO), foi possível concluir que houve uma grande evolução da mentalidade de riscos, e que a mentalidade de riscos está presente de forma clara na norma OHSAS 18001.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.