Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23797
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_VeronicadeOliveiraMamedeBarbosa.pdf3,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores intervenientes da adoção de tecnologia no setor público : o caso do Sistema Eletrônico de Informações na Escola Superior do Ministério Público da União
Autor(es): Barbosa, Verônica de Oliveira Mamede
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Organizações públicas
Tecnologia da informação e comunicação
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 28-Abr-2020
Referência: BARBOSA, Verônica de Oliveira Mamede. Fatores intervenientes da adoção de tecnologia no setor público: o caso do Sistema Eletrônico de Informações na Escola Superior do Ministério Público da União. 2018. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar os benefícios e dificuldades apontados por usuários e agentes de mudança no processo de adoção do Sistema Eletrônico de Informações utilizado na Escola Superior do Ministério Público da União. A análise tem como base o processo decisório de difusão da inovação proposto por Rogers (1983), observando as etapas e fatores percebidos. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso, onde foram entrevistadas vinte e seis pessoas, das quais seis eram Membros da Comissão de Implantação e vinte eram Usuários do Sistema. Foi realizada a análise de conteúdo por meio da categorização a priori. Como resultados, identificou-se que no processo de adoção, os agentes participantes das etapas variam e não há uma linearidade como parece propor Rogers (1995). Quanto às dificuldades e benefícios, há uma convergência entre as categorias relatadas pelos membros da comissão e usuários do sistema. As dificuldades enfrentadas foram acessibilidade e compatibilidade, quebra de paradigma, resistência, treinamento e sobrecarga de trabalho. Já os benefícios relatados são celeridade, cultura organizacional, redução de papel, organização e gestão. Por fim, este estudo busca contribuir com as pesquisas na área de adoção de tecnologia no setor público, a fim de instruir e capacitar gestores na adoção de tecnologia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.