Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Watanabe, Eluiza Alberto de Morais | - |
dc.contributor.author | Gomes, Lorena de Almeida | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Lorena de Almeida. Satisfação e lealdade dos consumidores de um supermercado a partir da avaliação dos atributos da loja. 2018. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo a análise da influência dos atributos do supermercado
na satisfação e lealdade dos consumidores. Assim, procurou-se responder a seguinte
pergunta de pesquisa: qual a influência dos atributos do supermercado no grau de
satisfação e lealdade dos consumidores? Para tanto, foram identificados na literatura 20
itens de maior destaque que foram enquadrados em cinco atributos principais: ambiente
da loja, atendimento, preço, conveniência e merchandising. Com relação aos
procedimentos metodológicos que compõem o presente estudo, optou-se por uma
pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e com corte transversal. A coleta dos
dados foi feita por meio de questionário online com 164 consumidores. Para a análise dos
dados valeu-se da Análise Fatorial Exploratória (AFE), Correlação de Pearson e
Regressão Linear Múltipla. A AFE identificou 4 fatores relativos aos atributos:
hospitalidade, preço e promoção, ambiente e acessibilidade. Com relação a satisfação,
seus preditores foram: hospitalidade, preço e promoção e ambiente. Já a lealdade pôde
ser explicada apenas pela hospitalidade e, pelo preço e promoção. Com relação as
contribuições desta pesquisa, foi identificado que o atendimento juntamente com fatores
sensoriais como cheiro e temperatura, além de cores da loja, carrinhos e cestinhas são
elementos de destaque na satisfação e na lealdade dos consumidores e cabe aos varejistas
de supermercado investirem esforços que alinhem suas estratégias às necessidades dos
seus consumidores. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Supermercados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Satisfação do consumidor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - comportamento de compra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.title | Satisfação e lealdade dos consumidores de um supermercado a partir da avaliação dos atributos da loja | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-28T22:25:38Z | - |
dc.date.available | 2020-04-28T22:25:38Z | - |
dc.date.submitted | 2018-11-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/23794 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
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