Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/23790
Título: | Gestão da Inovação no Serviço Público : um estudo de caso sobre o impacto da implantação do Sistema de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD), no Senado Federal |
Autor(es): | Cardoso, Jéssica Leandro da Rocha |
Orientador(es): | Feitosa, Evelyn Seligmann |
Assunto: | Serviço público Digitalização |
Data de apresentação: | 3-Dez-2018 |
Data de publicação: | 28-Abr-2020 |
Referência: | ROCHA, Jéssica Leandro da. Gestão da Inovação no Serviço Público: um estudo de caso sobre
o impacto da implantação do Sistema de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD), no Senado Federal. 2018. 142 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente estudo objetivou analisar a influência da digitalização de processos
e rotinas burocráticas na Secretaria de Administração de Contratações
(SADCON), do Senado Federal, diagnosticando se, atualmente, o sistema
atende às demandas necessárias de forma satisfatória ou se necessita de
ajustes. Implantado em 2015, e integrado a outros sistemas do Senado Federal,
o SIGAD teve como ponto focal a remodelação administrativa proposta em
diversos órgãos e entidades para a adoção de sistemas 100% digitais de trâmite
documental no serviço público, objetivando a organização, a praticidade e a
celeridade no trato dos documentos manuseados pelos sistemas públicos de
gestão documental. O estudo de caso, feito por meio da aplicação de
questionários aos colaboradores da secretaria, quantificou/qualificou: a
receptividade dos colaboradores na implantação no SIGAD; a eficiência do
treinamento dado; o conhecimento assimilado; as mudanças no armazenamento
das informações; a economia de papel e espaço físico; e a celeridade nos
trâmites. Por fim, dada a constante modernização dos recursos administrativos
eletrônicos de arquivos em funcionamento em diversas instituições, foram
apresentadas sugestões que poderão servir, principalmente, para dar
continuidade à constante modernização da gestão arquivística no âmbito do
Senado Federal. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.