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Título: Trade-offs logísticos relacionados à armazenagem, compras e transporte : um estudo em empresas de materiais de construção
Autor(es): Lopes, Lara Machado Gomes Teixeira
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Assunto: Armazenamento e transporte de cargas
Logística
Administração de empresas
Transporte de mercadorias
Data de apresentação: 11-Dez-2018
Data de publicação: 28-Abr-2020
Referência: LOPES, Lara Machado Gomes Teixeira. Trade-offs logísticos relacionados à armazenagem, compras e transporte: um estudo em empresas de materiais de construção. 2018. 79f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: As empresas comerciais de varejo precisam melhorar seu planejamento e tomada de decisão para que estas sejam rápidas e assertivas. Um dos pontos centrais desta tomada de decisão está relacionado à diminuição dos custos totais, que em logística depende de diversos trade-offs. Os principais custos logísticos são relacionados à armazenagem, estocagem e transporte, sendo assim, carecem de uma maior atenção dos gestores. A construção civil está entre os setores da economia brasileira que possuem os maiores custos logísticos, portanto, uma análise destes fatores relacionados faz-se necessária. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar a percepção dos gestores das lojas de materiais de construção em relação aos trade-offs logísticos entre armazenagem, compras e transporte. Para atingir este objetivo, o estudo utilizou o método Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C), que permitiu identificar, com o auxílio de especialistas no assunto, quais fatores deveriam ser levados em consideração na tomada de decisão. Estes fatores foram divididos entre os seguintes critérios: armazenagem, mercadoria adquirida e mercadoria vendida. Como resultado, verificou-se que, considerando o trade-off analisado, os gestores percebem o critério “armazenagem” e “mercadoria adquirida” como os mais significantes neste trade-off. Já o critério “mercadoria vendida”, obteve o menor resultado, necessitando de maior esforço para modificar a opinião dos gestores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
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