Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23786
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_HugoDeMoraesResende.pdf636,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos problemas enfrentados por operadores logísticos no transporte intermodal de cargas no Brasil
Autor(es): Resende, Hugo de Moraes
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Logística de transporte
Transporte de carga
Operador logístico
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 28-Abr-2020
Referência: RESENDE, Hugo de Moraes. Análise dos problemas enfrentados por operadores logísticos no transporte intermodal de cargas no Brasil. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta monografia apresenta uma discussão sobre logística e operadores logísticos, levando em consideração o transporte intermodal de cargas no território nacional e os problemas enfrentados por essas empresas que prestam um serviço essencial à economia brasileira. Os problemas vividos por esses operadores foram o foco desse trabalho, que procurou identificar as relações da logística com realidades do serviço público brasileiro e da péssima infraestrutura de transportes Para isso, uma empresa localizada no Distrito Federal que opera no transporte de cargas para todo o país foi escolhida para ser estudada de acordo com as metodologias estabelecidas na pesquisa. A técnica do estudo de caso foi a escolhida por facilitar as discussões sobre um tema em específico, retratando uma realidade observada. Entrevistas presenciais foram utilizadas para a coleta dos dados, assim como pesquisas documentais e bibliográficas. Os resultados da pesquisa levantam uma série de debates sobre os problemas da logística nacional que precisam ser melhorados para que o país alcance um crescimento econômico em todo o seu território. Esses problemas vão desde à infraestrutura básica dos modais de transporte até problemas de má gestão dos órgãos responsáveis pela fiscalização do transporte de cargas. O cenário de prioridade histórica ao modal rodoviário também atrapalha na criação de novas soluções para a eficiência de transportes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.