Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Porto, Rafael Barreiros | - |
dc.contributor.author | Aragão, Lívia Maia | - |
dc.identifier.citation | ARAGÃO, Lívia Maia. Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato. 2018. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O marketing político é uma área que possibilita uma série de análises, dentre elas, o
comportamento eleitoral para escolha dos principais cargos do executivo e legislativo,
foco de estudo dessa pesquisa. O intuito do trabalho foi mensurar o quão influente
são os indicadores de comunicação de marketing político, a ideologia do eleitor e as
reações desses cidadãos aos candidatos sobre o voto recebido por cada político. Foi
realizado um estudo correlacional com uma amostra de 800 eleitores do Distrito
Federal e o procedimento de análise foi realizado em três etapas: Análise Fatorial
Confirmatória para validação do instrumento de valor da marca do político, Análise
Fatorial Confirmatória para validação do instrumento de ideologia e Análise de
Regressão de Poisson. Os resultados demonstraram que os indicadores propostos
possuem uma influência significativa na quantidade de votos efetiva recebida por cada
candidato, com enfoque na importância do valor da marca do político. Porém, o grau
de influência de cada variável depende fundamentalmente do cargo eletivo
(presidente da república, governador distrital, senador federal e deputado federal). A
pesquisa auxilia na definição de estratégias de marketing político e demais estudos
de compreensão do comportamento eleitoral. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing político | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eleitores - comportamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eleições | pt_BR |
dc.title | Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-28T18:25:11Z | - |
dc.date.available | 2020-04-28T18:25:11Z | - |
dc.date.submitted | 2018-11-29 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/23784 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
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