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dc.contributor.advisorPorto, Rafael Barreiros-
dc.contributor.authorAragão, Lívia Maia-
dc.identifier.citationARAGÃO, Lívia Maia. Voto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidato. 2018. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO marketing político é uma área que possibilita uma série de análises, dentre elas, o comportamento eleitoral para escolha dos principais cargos do executivo e legislativo, foco de estudo dessa pesquisa. O intuito do trabalho foi mensurar o quão influente são os indicadores de comunicação de marketing político, a ideologia do eleitor e as reações desses cidadãos aos candidatos sobre o voto recebido por cada político. Foi realizado um estudo correlacional com uma amostra de 800 eleitores do Distrito Federal e o procedimento de análise foi realizado em três etapas: Análise Fatorial Confirmatória para validação do instrumento de valor da marca do político, Análise Fatorial Confirmatória para validação do instrumento de ideologia e Análise de Regressão de Poisson. Os resultados demonstraram que os indicadores propostos possuem uma influência significativa na quantidade de votos efetiva recebida por cada candidato, com enfoque na importância do valor da marca do político. Porém, o grau de influência de cada variável depende fundamentalmente do cargo eletivo (presidente da república, governador distrital, senador federal e deputado federal). A pesquisa auxilia na definição de estratégias de marketing político e demais estudos de compreensão do comportamento eleitoral.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMarketing políticopt_BR
dc.subject.keywordEleitores - comportamentopt_BR
dc.subject.keywordEleiçõespt_BR
dc.titleVoto no Executivo e Legislativo : efeito da comunicação de marketing, ideologia e reações do eleitor ao candidatopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-28T18:25:11Z-
dc.date.available2020-04-28T18:25:11Z-
dc.date.submitted2018-11-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/23784-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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