Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23778
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LeilaneLeiteAlves_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mulheres no serviço público : um estudo sobre as funcionárias da Caixa Econômica da Bahia, 1934-1945
Autor(es): Alves, Leilane Leite
Orientador(es): Marques, Teresa Cristina de Novaes
Assunto: Mulheres - emprego
Caixa Econômica Federal
Servidores públicos
Bahia (BA)
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 27-Abr-2020
Referência: ALVES, Leilane Leite. Mulheres no serviço público: um estudo sobre as funcionárias da Caixa Econômica da Bahia, 1934-1945. 2018. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura e Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Por muito tempo, as mulheres lutaram para serem reconhecidas como sujeitos históricos, no sentido de terem suas demandas reconhecidas na ordem social e institucional. Uma dessas demandas significou a conquista da ocupação de espaços públicos e de garantias trabalhistas. O objetivo desse projeto é compreender, no panorama do governo de Getúlio Vargas, quais são as condições de trabalho vivenciadas por mulheres empregadas na administração pública. Para possibilitar tal análise, é necessário dialogar com a historiografia social e de gênero. O contexto analisado será o dos funcionários da Caixa Econômica Federal. O estudo demandou um mergulho nas legislações e regulamentos da instituição na à época. Foi analisado o Livro Vida dos Funcionários número três da Caixa Econômica Federal do estado da Bahia, através da coleta de dados organizados em uma tabela para obter resultados comparativos entre homens e mulheres. O trabalho pretende contribuir com a historiografia sobre as relações de trabalho, em especial, a escassa historiografia sobre o serviço público no Brasil, mediante uma abordagem de gênero.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons