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dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Eurydice de Barros-
dc.contributor.authorZaidan, Kalil Nóbrega-
dc.identifier.citationZAIDAN, Kalil Nóbrega. A corte de Constantinopla no Palmeirim de Inglaterra de Francisco de Moraes. 2018. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO tema deste trabalho está centrado na análise da representação do espaço da cidade de Constantinopla e de sua corte no romance de cavalaria quinhentista Palmeirim de Inglaterra, escrito pelo diplomata português Francisco de Moraes. Considerando o contexto conflituoso da expansão turca pelo Mediterrâneo entre os séculos XV e XVI, os romances de cavalaria eram peça vital para a reativação dos ideais cavaleirescos, como forma de manter vivo o espírito guerreiro e a resistência contra os inimigos estrangeiros. A partir da análise da simbologia que envolve Constantinopla no romance, principalmente nos capítulos de apresentação da cidade no início da trama e naqueles que tratam da grande batalha em sua defesa ao final, veremos como a recriação literária da cidade está calcada na situação política de então.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRomance (Literatura)pt_BR
dc.subject.keywordIdade Médiapt_BR
dc.subject.keywordRomance de cavalariapt_BR
dc.subject.keywordNobrezapt_BR
dc.titleA corte de Constantinopla no Palmeirim de Inglaterra de Francisco de Moraespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-27T23:03:05Z-
dc.date.available2020-04-27T23:03:05Z-
dc.date.submitted2018-06-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/23774-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This paper is focused on the analysis of the representation of the city of Constantinople and its court on the chivalric romance Palmeirin of England, written by the Portuguese diplomat Francisco de Moraes in the sixteenth century. Considering the conflictual context with regards to the Turkish expansion throughout the Mediterranean between the fifteenth and sixteenth centuries, the chivalric romances were a vital piece for the restoration of the chivalric ideals, as a way of reviving the warrior spirit and resistance against the foreign enemies. Based on the analysis of the symbology that surrounds Constantinople on the novel, mainly in the early chapters, where the reader is introduced to the city, and in the final ones, where the ultimate battle for its defense occurs, we will explore how the literary recreation of the city is established on the political situation of its time.pt_BR
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