Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Marques, Teresa Cristina de Novaes | - |
dc.contributor.author | França, Gabriela Pereira de | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Gabriela Pereira de. ‘Uma festa de Luluzinha’: análise do teatro político e da liberdade sexual feminina por meio da peça teatral “Homem não entra” (1974-1983). 2019. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho estará inserido no papel desempenhado pelo teatro durante o regime militar. Para isso, será utilizada a peça Homem não entra (1974-1983), cujo título é autoexplicativo, sendo ela destinada ao público exclusivamente feminino. A peça em questão foi produzida, encenada, dirigida e organizada por mulheres, bem como foram elas responsáveis pela sonoplastia do espetáculo. O trabalho tem por objetivo analisar de forma crítica a peça e buscar o entendimento da mensagem que as autoras propuseram com a ênfase na temática da sexualidade da mulher brasileira à época. Além disso, o respectivo trabalho lançou luz ao modo com o qual a censura tratava as peças teatrais, tomando-se como exemplo a relação conflituosa que as autoras de “Homem não entra” tiveram com o aparelho do censor. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Censura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil - história 1964-1985 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feminismo | pt_BR |
dc.title | ‘Uma festa de Luluzinha’ : análise do teatro político e da liberdade sexual feminina por meio da peça teatral “Homem não entra” (1974-1983) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-27T21:08:42Z | - |
dc.date.available | 2020-04-27T21:08:42Z | - |
dc.date.submitted | 2019-02-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/23764 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work will be part of the role played by the theater during the military regime. For that, the piece man does not enter (1974-1983), whose title is self-explanatory, will be used, being intended for the exclusively female audience. The piece in question was produced, staged, directed and organized by women, as well as they were responsible for the sound design of the show. The objective of this study is to critically analyze the piece and seek the understanding of the message that the authors proposed with the emphasis on the theme of Brazilian women 's sexuality at the time. In addition, their work shed light on the way in which censorship treated the plays, taking as an example the conflicting relationship that the authors of "Man does not enter" had with the censor's apparatus. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
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