Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ramos, Patrícia C. Campos | - |
dc.contributor.author | Santos, Ângela Cirqueira | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ângela Cirqueira. Inclusão escolar da criança com deficiência física na rede regular de ensino do DF. 2011. vii, 46 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Nos primórdios da história humana, pessoas consideradas imperfeitas eram exterminadas; até o século passado, elas vivenciaram o período da segregação. Hoje, porém, a sociedade está aprendendo a aceitar e conviver com a diversidade humana, vencendo barreiras e preconceitos. A Legislação brasileira garante a todos o direito à escola e ao atendimento especializado a crianças com deficiências. Mas, também, é preciso que as escolas se preparem e se organizem física e pedagogicamente para receberem alunos com deficiência. Na escola inclusiva não pode haver divisão entre ensino especial e regular, devendo ser oferecida uma educação global, além de reconhecidas e valorizadas as diferenças de cada um. Para tanto, esta pesquisa teve como pressuposto metodológico a abordagem qualitativa, com objetivo de analisar o processo de inclusão de uma criança com deficiência física, na rede regular de ensino do DF. A escola do participante, embora seja intitulada como inclusiva, deixa de preencher alguns quesitos importantes. Nos resultados obtidos no questionário do aluno foi possível constatar algumas queixas, dentre elas, a falta de adequações no banheiro e na sala de aula. Os resultados encontrados nesta pesquisa podem colaborar para a sensibilização da sociedade e, principalmente, das próprias pessoas deficientes, quanto à existência das leis que lhes permitem o direito de ir e vir - especialmente, à escola - assim como para todo e qualquer cidadão. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência física | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.title | Inclusão escolar da criança com deficiência física na rede regular de ensino do DF | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-10T11:37:48Z | - |
dc.date.available | 2012-01-10T11:37:48Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-10T11:37:48Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2375 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2375 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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