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Título: Conhecimento de acadêmicos de enfermagem sobre manejo de dreno torácico por meio da simulação realística
Outros títulos: Nurses' knowledge about the management of thoracic drainage through realistic simulation
Autor(es): Rodrigues, Bárbara Soares
Orientador(es): Magro, Marcia Cristina da Silva
Assunto: Enfermagem - estudo e ensino
Enfermeiros - prática profissional
Simulação realística em saúde
Estudantes universitários - Enfermagem
Data de apresentação: 5-Dez-2018
Data de publicação: 24-Abr-2020
Referência: RODRIGUES, Bárbara Soares. Conhecimento de acadêmicos de enfermagem sobre manejo de dreno torácico por meio da simulação realística. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: A simulação é uma estratégia de ensino que proporciona vivência prévia da prática ao mimetizar situações hipotéticas, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio crítico e tomada de decisão em um ambiente seguro. Entre os conhecimentos teóricos e práticos científicos na área de enfermagem, ainda há como desafio o manuseio do dreno torácico. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar a técnica de manipulação do dreno torácico adotada por acadêmicos do curso de enfermagem em um cenário simulado de alta fidelidade. Método: Trata-se de um estudo quaseexperimental, de abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 50 estudantes de enfermagem, distribuídos por conveniência em grupo controle (GC - 21 participantes) e grupo experimental (GE - 29 participantes). O estudo foi realizado em uma universidade pública do Distrito Federal durante o período de novembro de 2017 à abril de 2018. Os instrumentos de coleta de dados e o cenário foram validados por juízes. Para coleta de dados utilizou a Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem pré e pós intervenção; Instrumento de Conhecimento pré e após quatro meses da intervenção. Ministrou-se no tempo zero (T=0) aula teórica para ambos os grupos. Apenas no GE os estudantes foram agrupados em duplas para a resolução do cenário simulado, enquanto aqueles do GC foram dispensados. Realizou-se análise descritiva e inferencial, para a comparação entre grupos por meio do teste Wilcoxon Rank, os resultados com p≤0,05 foram considerados significativos. O TCLE foi assinado por todos os participantes e o presente estudo foi submetido e aprovado ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (FEPECS/SES-DF). CAAE 47071915.0.0000.0030 Resultados: O desempenho do GE no pré-teste foi superior ao grupo controle, sinalizado por uma pontuação superior (55 - DP16) em relação ao controle (51 - DP13), embora no teste de retenção, ambos, apresentaram rendimentos semelhantes. O conhecimento em relação ao manejo com dreno torácico apresentou melhora em ambos os grupos controle e experimental (p=0,005) e (p=0,002), 8 respectivamente. A satisfação com a aprendizagem no pós-teste mostrou diferença significativa entre os grupos, sendo maior para o grupo experimental (p=0,001). Estudantes mais jovens, sem reprovação, do sétimo semestre mostraram melhor desempenho, principalmente no GE. Todos as categorias do deste grupo expressaram máxima satisfação com a aprendizagem, exceto aqueles com história de reprovação, que só posteriormente alcançaram esse status. No grupo controle, identificou-se elevação significativa da autoconfiança nos estudantes que estavam cursando o sétimo semestre (p=0,05). As atitudes mais realizadas no manejo do paciente com dreno torácico foram elevação da cabeceira da cama; calçar luvas; instalação de suporte oxigenoterapia; se apresentar para o paciente. Apenas 11 participantes examinaram a inserção do dreno e 16 identificaram a causa da descompensação do quadro clínico do paciente/simulador (dreno exteriorizado). Conclusão: O GE mostrou conhecimento superior em relação ao GC tanto no pré-teste como na retenção. Resultado semelhante foi encontrado na satisfação da aprendizagem, enquanto na autoconfiança o GC se destacou.
Abstract: Introduction: The simulation is a methodology which provides a preview experience of the practice, mimicking hypothetical situations, developing critical thinking and decision making in a safe enviromment. Among the theoretical and practical scientific knowledge in the nursing area, there is still care challenges is the handling chest tube. In the face of it, the purpose of this study was to evaluate the technique of handling of the chest tube used by the students of Nursing Course in a simulated scenario of high fidelity. Method: It is an almost experimental study, with quantitative approach. The sample was composed by 50 nursing students, separated according to the convenience into control group (CG - 21 participants) and experiment group (EG - 29 participants) . The study was conducted in a public university in the Federal District from November 2017 until April 2018. The instruments of data collect and the scenario were validated by judges. The data collect used the Satisfaction Scale of the Students and Self Confidence in the Learning pre and post intervention, Knowledge Instrument pre intervention and after four months It was given theoretical lesson at time zero (T = 0) for both groups. Only the EG was grouped in pairs to the realization of simulation, while those of the CG were dispensed. It was done a drescreptive and inferential analysis to the comparison between the two groups through Wilcoxon Rank test, the results with were considered significant. The TCLE was signed by all the participants and this study was submitted and approved by the Ethics and Research Committee (CEP) from Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (FEPECS/SES-DF) Results: The performance of the EG in the pre test was more superior than the control group, informing by a higher score (55-DP  16) in relation to the control (51-DP13), although in the retention test both of them showed similar performance. The knowledge in relation to the use of the chest tube showed improvement in both control and experimente groups (p=0,005) and (p=0,002). A satisfaction with a learning in the science is the possible study in the EG (p=0,001). Younger students, without failure, from seventh semestre showed a better performance, mainly in the EG. All the categories of the experimente group showed satisfaction in the highest learning except to those with failure history, which subsequently achieved this status. In the control group, it was identified significant increase in self-confidence among students who were in the seventh semester (p=0.05). The attitude which was more done regarding to raise the headboard of the bed, top ut on gloves; to install support of oxygen therapy; to show the patient. Only 11 participants examined the insertion of the drainage and 16 identified the cause of descompensation (externalized drainage). Conclusion: The EG showed superior knowledge CG both in the pre-test and in the retention. Similar result was found in the learning satisfaction, which the self confidence was highlighted.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
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