Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2374
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AlexsandraBarbosadeSousaBorges.pdf352,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão de aluno surdo no ensino fundamental com ênfase na linguagem : o desafio da comunicação
Autor(es): Borges, Alexsandra Barbosa de Sousa
Assunto: Surdos - educação
Língua brasileira de sinais
Surdos - aquisição da segunda língua
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: BORGES, Alexsandra Barbosa de Sousa. A inclusão de aluno surdo no ensino fundamental com ênfase na linguagem: o desafio da comunicação. 2011. 59 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A Inclusão de Alunos Surdos no ensino fundamental com ênfase na linguagem: O desafio da comunicação reflete a preocupação com a educação de alunos surdos e a forma como vêm sendo evidenciadas as particularidades concernentes à sua aprendizagem. Portanto, será confirmada nesse trabalho a importância da aquisição da linguagem para o desenvolvimento e aprendizagem desse aluno tanto quanto para a aquisição do conhecimento sistematizado de forma preponderante. Nesse sentido, a finalidade desse trabalho se confirma a partir das evidências a cerca das necessidades do aluno surdo salientando as ações que favorecem o mesmo em sua escolarização, tendo, pois, como base o direito e a acessibilidade à educação para todos. Diante dessas colocações, configura-se como direito educacional do aluno um ensino que priorize o atendimento às suas necessidades educativas especiais a partir dos princípios que garantem as leis ressaltando a valorização da cultura lingüística deste como um elemento primordial na sua escolarização para o aprendizado da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Este trabalho traz em sua conclusão contribuições expressivas para um melhor entendimento sobre as especificidades do aluno surdo e do que se faz necessário em termos de ações que contribuam para que este aluno venha usufruir de uma educação que apresente resultados significativos para um futuro promissor, de maneira que este venha desfrutar da independência e autonomia que todo ser humano de forma digna é capaz de conquistar, reservando a este não só o direito ao exercício da cidadania, mas um tratamento mais digno pela sociedade em geral confirmando assim, não apenas o seu reconhecimento como cidadão, mas como ser humano.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Universidade aberta do Brasil, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons