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Título: Avaliação do fenômeno da ponta da língua em jovens universitários : um estudo piloto
Outros títulos: Assessment of the tip of the tongue phenomenon in college students : a pilot study
Autor(es): Alves, Karen Cristina de Souza
Orientador(es): Lira, Juliana Onofre de
Assunto: Jovens adultos
Estudantes universitários
Linguagem
Semântica
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 23-Abr-2020
Referência: ALVES, Karen Cristina de Souza. Avaliação do fenômeno da ponta da língua em jovens universitários: um estudo piloto. 2018. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Objetivo: Desenvolver um instrumento para avaliar o Fenômeno da Ponta da Língua (FPL); analisar as categorias de resposta que melhor identificam o FPL e analisar a recuperação em FPL mediante pista fonológica. Método: Foi desenvolvido um instrumento para avaliar o FPL com questões realizadas oralmente cujas respostas são nomes de personalidades públicas. Os indivíduos tiveram o tempo de 10 segundos para a resposta. Quando relataram conhecer o nome da personalidade, mas não conseguiram emiti-lo, foi fornecida pista fonológica para verificar a recuperação do alvo. A amostra foi composta por 20 jovens universitários com idade ente 18 e 22 anos. Foram utilizados também um questionário de dados de identificação e socioculturais e uma triagem de linguagem com tarefas da Bateria MTL. Resultados: Foi desenvolvido instrumento composto de 45 questões. Foi obtida maior ocorrência de “acertos”, seguido das “falhas de recuperação” que também obtiveram ocorrência significativa. Houve baixa ocorrência de eventos em que as pessoas não conheciam a personalidade alvo e de erros. Os resultados mostraram alta taxa de recuperação em FPL a partir da pista fonológica. Conclusão: Foi desenvolvido um instrumento que avaliou o FPL e o desencadeou na maior parte das questões. As categorias de análise que caracterizaram o FPL foram as categorias em que ocorreu inacessibilidade fonológica e estado metacognitivo. A pista fonológica foi suficiente para recuperação do item em FPL na maioria dos eventos.
Abstract: Purpose: This paper aims to develop an instrument to evaluate the Tip of the Tongue Phenomenon (TOT); to analyze the response categories that best identify the TOT and to analyze the recovery in TOT through a phonological track. Method: In order to evaluate the TOT, it was developed an instrument with oral questions which answers are names of public personalities. The subjects had 10 seconds to answer the questions. When they reported they knew the right answer but were unable to say it, a phonological clue was provided to verify the retrieval of the target. The sample consisted of 20 university students aged between 18 and 22 years. An initial test of the instrument was performed, which was reformulated and applied as final test. ID and sociocultural questionnaires were applied and language screening with MTL Battery tasks were also used. Results: A final instrument composed of 45 questions was developed. There were more “successes” occurrences, followed by “recovery failures” that also obtained significant occurrences. There were almost no events in which people did not know the target personality. The results showed a high recovery rate in TOT from the phonological track. Conclusion: It was developed an instrument that evaluated the TOT and triggered it in most of the questions. The categories of analysis that characterized TOT were "recovery failures" in which phonological inaccessibility and metacognitive status occurred. The phonological clue was enough to recover the name that caused the TOT in most events.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
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