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Título: Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares
Outros títulos: Influence of child musicalization in hearing skills of children
Autor(es): Jesus, Evellyn Silva Azevedo de
Orientador(es): Silva, Isabella Monteiro de Castro
Assunto: Audição (Fisiologia)
Crianças
Percepção auditiva
Musicalização
Música na educação
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 23-Abr-2020
Referência: JESUS, Evellyn Silva Azevedo de. Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares. 2018. [30] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Objetivo: verificar se há influência da musicalização sobre as habilidades auditivas de pré-escolares de 5 e 6 anos. Métodos: participaram do estudo 60 crianças de 5 anos a 6 anos e 11 meses, sendo 30 do grupo com treinamento musical (GCTM) e 30 do grupo sem treinamento musical (GSTM) de ambos os gêneros e faixas etárias. Os participantes de ambos os grupos foram submetidos a audiometria tonal, Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo, aplicação do teste Pitch Pattern Sequence (PPS) em campo livre e aplicação do questionário Scale of Auditory Behaviors (SAB). Resultados: o GCTM apresentou média de acertos superior ao GSTM nos testes de memória sequencial não verbal (MSNV) e verbal (MSV), PPS não verbal e verbal e no questionário SAB. Sujeitos de 5 anos do GCTM obtiveram melhor desempenho em relação aos sujeitos de 5 anos do GSTM, acertando mais sequências. No teste de localização sonora, não houve diferença entre a idade e o grupo. Conclusão: pré-escolares de 5 e 6 anos que participam de musicalização infantil apresentam melhor desempenho nos testes que avaliam as habilidades de memória sequencial não verbal e verbal, e de ordenação temporal de três sons quando comparados aos pré-escolares que não participam de musicalização. Além disso, o GCTM apresentou melhor desempenho no questionário SAB ao obterem pontuação igual e por muitas vezes superior ao valor de referência proposto na literatura para crianças de 8 a 12 anos. Portanto, a musicalização infantil influenciou positivamente as habilidades auditivas de pré-escolares de 5 e 6 anos.
Abstract: Purpose: this paper aims to verify if there is influence of music learning on the hearing abilities of preschoolers between 5 and 6 years old who were and were not introduced to music learning. Methods: 60 children between 5 and 6 years old participated on the study, 30 of the group who was introduced to music learning (GIML) and the other 30 of the group who was not introduced to music learning (GNIML). The participants were submmited to tonal audiometry test, Simplified Auditory Processing Assessment, the application of the Frequency Pattern Test (PPS) and application the Scale of Auditory Behavior (SAB) questionnaire. Results: the GIML presented higher scores than the GNIML in nonverbal and verbal sequential memory, on nonverbal and verbal PPS, and on the SAB questionnaire. 5-year-olds of the GIML performed better than 5-year-olds of the GNIML, hitting more sequences. In the sound localization test, there was no difference between ages and groups. Conclusion: children between 5 and 6 years old who participate to music learning present better performance in the tests that evaluate the abilities of the verbal and non-verbal hearing memory, and temporal ordering of three sounds more developed than the children who do not participate to music learning. Beyond that, the GIML presented a better performance in the SAB questionnaire by obtaining an equal score and many times higher than the retention value for children aged from 8 to 12 years old. Therefore, the music learning positively influenced the hearing abilities of children between 5 and 6 years old.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
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