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2018_YngridGonçalvesCavalcante_tcc.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCeleste, Letícia Correa-
dc.contributor.authorCavalcante, Yngrid Gonçalves-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Yngrid Gonçalves. Estudo de caso sobre o desempenho linguístico em escolar com autismo: habilidades semânticas, 2018. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.pt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: A linguagem é um importante fator para o indivíduo se inserir no mundo, sua aquisição se inicia mesmo antes do nascimento. Transtornos como autismo afetam na aquisição e desenvolvimento das habilidades de linguagem, como a fonologia, prosódia, sintaxe, morfologia, semântica e pragmática. Crianças autistas inclusas na rede pública de ensino do Distrito Federal do Brasil tem direito a adequações curriculares. OBJETIVO: Estudar a correspondência dos achados de linguagem em seu aspecto semântico em três diferentes instrumentos avaliativos em um estudante incluso diagnosticado com autismo. MÉTODO: Trata-se de um estudo de caso de um escolar de 8 anos incluso em classe especial do ensino fundamental anos iniciais na rede pública do Distrito Federal do Brasil. Para o estudo dos aspectos semânticos da linguagem expressiva e receptiva, foram analisados os resultados de três instrumentos de avaliação (ADL, PEP-R, Portage) seguindo o arcabouço teórico de Bloom (1988). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Todos os instrumentos mostraram alteração importante tanto na comparação da idade cronológica com a idade de desenvolvimento de linguagem quanto na análise das habilidades semânticas. Os resultados encontrados na avaliação do escolar são recorrentes nos casos de autismo visto que essas crianças são relatadas na literatura com grande probabilidade de apresentar vocabulário reduzido, apresentando menor conhecimento semântico CONCLUSÃO: Foi possível traçar detalhadamente classificações e subclassificações do desenvolvimento das habilidades semânticas, o que pode contribuir na elaboração precisa do planejamento individual do escolar para o ano letivo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.keywordCrianças - linguagempt_BR
dc.subject.keywordLinguagempt_BR
dc.titleEstudo de caso sobre o desempenho linguístico em escolar com autismo : habilidades semânticaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-23T21:02:49Z-
dc.date.available2020-04-23T21:02:49Z-
dc.date.submitted2018-12-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/23721-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.contributor.advisorcoQueiroz, Andressa Monteiro de-
dc.description.abstract1INTRODUCTION: Language is an important factor for the individual to enter the world, his acquisition begins even before birth. Disorders such as autism affect the acquisition and development of language skills, such as phonology, prosody, syntax, morphology, semantics and pragmatics. Autistic children included in the public school system of the Federal District of Brazil with delays like this, have the right to curricular adaptations. OBJECTIVE: To study the correspondence of language findings in their semantic aspect in three different evaluation instruments in a student who was even diagnosed with autism. METHOD: This is a case study of an 8-year-old school enrolled in a special elementary school class in the public network of the Federal District of Brazil. For the study of the semantic aspects of expressive and receptive language, the results of three evaluation instruments (ADL, PEP-R, Portage) were analyzed following the theoretical framework of Bloom (1988). RESULTS AND DISCUSSION: All the instruments showed important alteration both in the comparison of the chronological age with the age of language development and in the analysis of the semantic abilities. The results found in the evaluation of the school are recurrent in cases of autism, since these children are reported in the literature with a high probability of presenting reduced vocabulary, presenting less semantic knowledge. CONCLUSION: It was possible to elaborate classifications and subclassifications of the development of semantic skills in detail. can contribute in the precise elaboration of the individual planning of the school for the school year.pt_BR
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