Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2372
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AlbeniraAlvesRodriguesSoeira.pdf636,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais na educação infantil e suas famílias
Autor(es): Soeira, Albenira Alves Rodrigues
Orientador(es): Raposo, Mírian Barbosa Tavares
Assunto: Lar e escola
Educação inclusiva
Educação de crianças
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: SOARES, Albenira Alves Rodrigues. A inclusão escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais na educação infantil e suas famílias. 2011. 74 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A inclusão ainda é um tema de muita discussão e inquietação na sociedade atual. O tema provoca sentimentos de superioridade e inferioridade, de desigualdade, de segregação, de possessão, e tantos outros. Para tentar concluir o pensamento, ressalta NOSSO sentimento egoísta. O presente estudo, de caráter qualitativo, pretende compreender a relação família-escola e vice-versa na inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na educação infantil no ensino regular. Para tanto, foram feitas entrevistas com alguns envolvidos no processo de inclusão desse alunado: a mãe de um dos alunos, a professora atuante com o aluno no ano de 2010. Foi importante também conhecer a realidade da instituição escolar onde o aluno estuda. Para a construção das informações, foi feita uma revisão da bibliografia a respeito do tema, o que possibilitou a construção de conhecimentos a respeito da inclusão dos ANEE na educação infantil, suas particularidades, a relação da família e escola nesse processo e a participação de cada um desses contextos no processo inclusivo. Em seguida, foi realizada a análise documental do projeto político-pedagógico da escola a fim de se compreender o contexto da pesquisa. Após as entrevistas, os resultados obtidos demonstraram os anseios, os questionamentos, as atitudes de colaboração entre os envolvidos, o olhar diferenciado tanto da mãe quanto o da professora nessa relação vivida, e a esperança por dias melhores na relação escola-família e vice-versa, no momento de inclusão das crianças pequenas com quaisquer necessidades educacionais especiais na escola e na sociedade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2372
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons