Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2371
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaElisaResendeQueirozTakahashi.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuição da psicologia para a inclusão escolar
Autor(es): Takahashi, Maria Elisa Rezende Queiroz
Orientador(es): Orrú, Sílvia Ester
Assunto: Agressividade
Psicologia escolar
Inclusão escolar
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: TAKAHASHI, Maria Elisa Rezende Queiroz. Contribuição da psicologia para a inclusão escolar. 2011. 78 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a contribuição da psicologia na inclusão escolar, especificamente de alunos com comportamentos agressivos, tomando como base legal a Declaração de Jomtien(1990), da qual o Brasil é signatário, que preconiza a educação para todos. Para tal abordamos questões inerentes a comportamentos agressivos na escola, através do método qualitativo de pesquisa, utilizando a técnica de estudo de caso. Este estudo de caso tem como sujeito um aluno de 14 anos, que possui um comportamento agressivo no universo escolar, passando durante este estudo por duas escolas, devido a problemas de agressividade. Recebeu, nesse período, juntamente com sua família, acompanhamento multidisciplinar pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social(CREAS), por um médico psiquiatra e pela equipe do Conselho Tutelar. Foram realizados entrevistas e testes psicológicos que, ao serem investigados e analisados, ampliaram o entendimento sobre as questões referentes ao comportamento agressivo desse aluno em contexto escolar. Conclui-se que a contribuição da psicologia na inclusão escolar ocorre quando ela atua como um agente esclarecedor das subjetividades, auxiliando na resolução dos conflitos presentes e, dentro de um enfoque multidisciplinar, colabora com a efetividade dos processos que caracterizam o espaço escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2371
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons