Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23718
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AdrielCorreiaAmancio_tcc.pdf653,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino de música a distância : observação de aulas de bateria online, utilizando o guia da Online Learning Consortium
Autor(es): Amâncio, Adriel Correia
Orientador(es): Marins, Paulo Roberto Affonso
Assunto: Bateria (Instrumento musical) - estudo e ensino
Instrumentos musicais
Música - instrução e estudo
Educação à distância
Data de apresentação: 17-Dez-2018
Data de publicação: 22-Abr-2020
Referência: AMÂNCIO, Adriel Correia. Ensino de música a distância: observação de aulas de bateria online, utilizando o guia da Online Learning Consortium. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo observar fatores que possam auxiliar um professor de bateria, no desenvolvimento de um curso de bateria não formal à distância. Para isso foi utilizado um questionário da Online Learning Consortium aplicado no curso de bateria à distância do baterista Alexandre Fininho. O questionário é composto por seis tópicos e tem o intuito de avaliar e credenciar novos cursos na modalidade EaD. Em relação ao curso avaliado, ele é online, à distância, e as aulas são gravadas e enviadas para o aluno por whatsapp ou por e-mail. Nesse trabalho observei o funcionamento do curso, baseando-me na aplicação das perguntas do questionário da OLC, com o intuito de entender um pouco mais sobre as qualidades específicas e necessárias de um curso a distância e como esses fatores podem auxiliar como possível modelo na elaboração de cursos à distância. Após as observações e das análises, tomando como referência a literatura de pesquisas já realizadas na área concluímos que sobre o curso de bateria online observado e ao que ele se propõe em sua forma de ensino, vemos que ele obedece bem aos critérios estipulados no ONLINE CONSORTIUM, mas poderia buscar um melhor aproveitamento no tópico “E” que trata da interação com os alunos, já que as aulas são gravadas e não proporcionam um contato direto com o estudante.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons