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Título: A motivação dos licenciandos em Música da UNB sob a perspectiva da teoria da autodeterminação
Autor(es): Lemos, Gabriela Oliveira
Orientador(es): Cernev, Francine Kemmer
Assunto: Motivação na educação
Teoria da autodeterminação e motivação
Autodeterminação (Educação)
Música - instrução e estudo
Professores de música
Data de apresentação: 28-Jun-2019
Data de publicação: 22-Abr-2020
Referência: LEMOS, Gabriela Oliveira. A motivação dos licenciandos em Música da UNB sob a perspectiva da teoria da autodeterminação. 2019. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O principal objetivo desta pesquisa foi investigar as motivações dos alunos de graduação do curso de Licenciatura em Música da Universidade de Brasília (UnB). As motivações foram consideradas em relação às seguintes escolhas dos alunos: escolha do curso, conteúdo do curso, relação com professores e colegas, e as possibilidades de trabalho após a conclusão do curso. A Teoria da Autodeterminação (TAD) foi utilizada como referencial teórico. Nesse sentido, o conceito de Self foi revisto, uma vez que a TAD está totalmente relacionada a este. Em seguida, foram levantadas algumas pesquisas relacionadas à motivação na educação e na aprendizagem musical para compreender os aspectos teóricos dessas motivações. A TAD foi desenvolvida durante os anos 1970 por Edward Deci e Richard Ryan, que propuseram um continuum de autodeterminação que classifica os tipos de motivação na seguinte ordem: desmotivação, motivação extrínseca (externa, introjetada, identificada e integrada) e motivação intrínseca. Esses agrupamentos foram compreendidos no modo como impactam as ações, os pensamentos e o comportamento das pessoas. Assim, o conceito de motivação à luz da TAD, à medida que expande as possibilidades de estudo para diversas áreas do conhecimento, trouxe resultados importantes para a presente pesquisa no contexto de ensino-aprendizagem na educação musical. Verificou-se que, apesar das dificuldades e necessidades de melhoria, os graduandos do curso de Licenciatura em Música da UnB se reconhecem autonomamente motivados, com ênfase nas motivações intrínseca e extrínseca por regulação integrada.
Abstract: The main objective of this research was investigating the motivations of the undergraduate students from Music Teaching major at University of Brasília (UnB). The motivations were considered in relation to the students: choice of course, course content, relationship with professors and colleagues, and the possibilities of job achieving after the conclusion of the course. SelfDetermination Theory (SDT) was used as theoretical framework. In this sense, the concept of Self was reviewed, since SDT is totally related to that. Following, it was surveyed some researches concerned to motivation in education and in musical learning to understand the theoretical aspects of these motivations. SDT was developed during the 1970s by Edward Deci and Richard Ryan who proposed a continuum of self-determination that classifies the types of motivation in the following order: demotivation, extrinsic motivation (external, introjected, identified and integrated) and intrinsic motivation. These groupings have been understood in the way they impact people's actions, thoughts, and behavior. Thus, the concept of motivation in the light of SDT, as it expands the possibilities of study for several areas of knowledge, has brought important results to the present research in the context of teaching-learning in musical education. It was verified that, despite the difficulties and needs for improvement, undergraduate students of the UnB Music Teaching course recognize themselves as being motivated, with an emphasis on the intrinsic and extrinsic motivations for integrated regulation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2019.
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