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Título: Reflexões sobre a separação do itinerário formativo no Núcleo de Percussão da Escola de Música de Brasília
Autor(es): Coura, Ricardo de Melo Andrade
Orientador(es): Corrêa, Antenor Ferreira
Assunto: Professores de música
Música - instrução e estudo
Escola de Música de Brasília
Data de apresentação: 22-Jul-2017
Data de publicação: 22-Abr-2020
Referência: COURA, Ricardo de Melo Andrade. Reflexões sobre a separação do itinerário formativo no Núcleo de Percussão da Escola de Música de Brasília. 2017. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de investigar as separações dos itinerários formativos em Popular e Erudito ocorrido dentro do Núcleo de Percussão no âmbito do Centro de Ensino Profissional da Escola de Música de Brasília – CEP/EMB. Assim, pretendo compreender os desdobramentos desses itinerários separados na formação dos estudantes e no dia-a-dia da escola, pois o Núcleo de Percussão compreende os instrumentos Bateria e Percussão Popular (que estão inseridos no curso de Música Popular) e Percussão Erudita (compreendido no curso de Música Erudita). A metodologia utilizada valeu-se de entrevistas nas formas estruturadas e semiestruturadas, de levantamento bibliográfico sobre a legislação brasileira e de posterior confronto entre esses dados coletados. Desse modo, pretendi trazer o ponto de vista dos corpos discente e docente com respeito a essa dicotomia, e também apresentar uma pequena reflexão critica dessa situação.
Abstract: This work has the purpose of investigating the separations of the formative itineraries in Popular and Scholar that took place within the Percussion Center within the scope of the Vocational Education Center of the School of Music of Brasília - CEP / EMB. Thus, I intend to understand the unfolding of these separate itineraries in the training of students and in the daily life of the school, since the Percussion Center comprises the Drums and Popular Percussion instruments (which are included in the Popular Music course) and Erudite Percussion (understood In the course of Erudite Music). The methodology used was based on interviews in the structured and semi-structured forms, bibliographical survey on the Brazilian legislation and subsequent comparison between these data collected. In this way, I wanted to bring the point of view of the student and teacher bodies regarding this dichotomy, and also present a small critical reflection of this situation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2017.
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