Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23712
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GabrielLiraCaneca_tcc.pdf493,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Materiais didáticos voltados ao ensino de guitarra elétrica em escolas livres de música do Distrito Federal
Autor(es): Caneca, Gabriel Lira
Orientador(es): Montandon, Maria Isabel
Assunto: Material didático
Estratégias de ensino-aprendizagem
Guitarra
Música - instrução e estudo
Professores de música
Data de apresentação: 12-Dez-2018
Data de publicação: 22-Abr-2020
Referência: CANECA, Gabriel Lira. Materiais didáticos voltados ao ensino de guitarra elétrica em escolas livres de música do Distrito Federal. 2018. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender como os professores de guitarra elétrica de escolas livres de música escolhem os materiais didáticos a serem usados nas suas aulas, como eles avaliam e utilizam os materiais didáticos fornecidos pela escola em que trabalham e como esses materiais se alinham às necessidades e exigências dos seus alunos. A revisão de literatura visita trabalhos que trazem importantes informações sobre a história da guitarra elétrica, como Caraveo (2016), Souza (2002), Leão (2014) e Borda (2005); sobre materiais didáticos e métodos de ensino, abordados por Silva Sá e Leão (2015), Cavalcanti (2013), Garcia (2011c), Silva e Ribeito (2014) e Ferreira (2010); sobre o ensino formal de guitarra elétrica em instituições de ensino superior e conservatórios, em Silva e Ribeiro (2014) e Paixão (2017); e sobre o ensino nãoformal em escolas livres e aulas particulares Garcia (2011a, 2011b, 2011c) Requião (2001) e Leão (2014). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, elaborada por meio de entrevistas estruturadas e semi-estruturadas com professores de guitarra elétrica de três escolas livres de música do Distrito Federal. Os resultados obtidos apontam para uma pluralidade nas práticas de ensino nas escolas livres de música, com ampla variedade de materiais didáticos utilizados em sala e uma grande preocupação por parte dos professores com o desenvolvimento musical dos seus alunos.
Abstract: This research investigates how electric guitar teachers of private music schools in Brasilia select teaching materials in order to use in their classes, what they think about the materials provided by the schools and how teaching materials help students to fulfill their goals in music education. Literature review visited projects that cover important subjects regarding the electric guitar history, such as Caraveo (2016), Souza (2002), Leão (2014) e Borda (2005); teaching materials and guitar methods, such as Silva Sá e Leão (2015), Cavalcanti (2013), Garcia (2011c), Silva e Ribeito (2014) e Ferreira (2010); formal guitar education in colleges and conservatories of music, such as Silva e Ribeiro (2014) e Paixão (2017); and non-formal education in private schools and private teachers, such as Garcia (2011a, 2011b, 2011c) Requião (2001) e Leão (2014). The research method is qualitative with structured and semi-structured interviews with electric guitar teachers of three private music schools in Brasilia. The results suggest a great plurality in teaching strategies, and a large amout of teaching materials constantly used in classes, and a big concern of teachers about the musical development of their students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons