Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23711
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GeovaneOliveiraSantos_tcc.pdf1,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aprendendo música fazendo música : roda de conversa com participantes do “Canto Coletivo Improvisado” (Circlesongs)
Autor(es): Santos, Geovane Oliveira
Orientador(es): Ferlim, Uliana Dias Campos
Assunto: Canto - instrução e estudo
Música - instrução e estudo
Voz
Data de apresentação: 7-Dez-2017
Data de publicação: 22-Abr-2020
Referência: SANTOS, Geovane Oliveira. Aprendendo música fazendo música: roda de conversa com participantes do “Canto Coletivo Improvisado” (Circlesongs). 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho procura trazer os temas da aprendizagem de música e do canto com uma abordagem de ensino coletivo. Escolheu-se como metodologia de investigação a realização de rodade conversa com participação de estudantes que cursam a disciplina “Instrumento Suplementar Canto Popular” na Universidade de Brasília. Além da observação participante do autor foram realizadas entrevistas com esse grupo de alunos em que as pessoas, praticantes, se voluntariaram e colaboraram com suas experiências e impressões sobre a aprendizagem coletiva e se disponibilizaram respondendo a questões específicas sobre conceitos musicais e aprendizagem.A bibliografia levantada traz uma reflexão sobre a aprendizagem em grupo e como a voz é um campo importante na aprendizagem musical, abrindo espaços para aprendizados de outros conteúdos. Verificar como esses aspectos são identificados nas práticas investigadas deu contorno aos objetivos desse trabalho. Foram encontrados os aspectos da aprendizagem de conceitos musicais na prática ao lado da desinibição ao falar e cantar em público, do trabalho coletivo e do desenvolvimento das relações interpessoais por meio das vivências propostas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2017.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons