Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2369
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarianaLopesdosSantos.pdf291,31 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGomes, Valícia Ferreira-
dc.contributor.authorSantos, Mariana Lopes dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Mariana Lopes dos. A importância da afetividade na inclusão de alunos com deficiência visual na educação infantil. 2011. 39 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema a importância da afetividade na inclusão de alunos com deficiência visual na educação infantil com a finalidade de compreender os processos desenvolvidos na interação professor-aluno no contexto da aprendizagem, visando sua aplicabilidade no cotidiano. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa: um estudo descritivo transversal, de investigação do nível de conhecimento dos educadores que atuam na área do ensino infantil de alunos com necessidades especiais, norteado pela questão de pesquisa: “De que forma a afetividade do educador leva ao desenvolvimento dos alunos especiais?”. Considerando a participação ativa dos alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais em classes comuns, faz-se necessário estudar a abordagem do educador diante desta realidade, ou seja, sua postura, concepções e ações que permeiam o processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se que a postura assumida pelos educadores influencia na prática pedagógica cotidiana e que o envolvimento dos pais e o comprometimento dos professores são fatores determinantes na construção da escola inclusiva. Através das pesquisas de campo utilizadas nesse trabalho ficou evidente a importância do afeto no contexto da aprendizagem. Todos os entrevistados reconheceram que a escola deve se constituir num ambiente acolhedor e como educador temos que respeitar às emoções e sentimentos trazidos por cada uma das crianças.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordProfessores e alunosen
dc.subject.keywordCrianças deficientes visuaisen
dc.titleA importância da afetividade na inclusão de alunos com deficiência visual na educação infantilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-10T11:28:04Z-
dc.date.available2012-01-10T11:28:04Z-
dc.date.issued2012-01-10T11:28:04Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2369-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2369pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons