Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gomes, Valícia Ferreira | - |
dc.contributor.author | Santos, Mariana Lopes dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mariana Lopes dos. A importância da afetividade na inclusão de alunos com deficiência visual na educação infantil. 2011. 39 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como tema a importância da afetividade na inclusão de alunos com deficiência visual na educação infantil com a finalidade de compreender os processos desenvolvidos na interação professor-aluno no contexto da aprendizagem, visando sua aplicabilidade no cotidiano. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa: um estudo descritivo transversal, de investigação do nível de conhecimento dos educadores que atuam na área do ensino infantil de alunos com necessidades especiais, norteado pela questão de pesquisa: “De que forma a afetividade do educador leva ao desenvolvimento dos alunos especiais?”. Considerando a participação ativa dos alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais em classes comuns, faz-se necessário estudar a abordagem do educador diante desta realidade, ou seja, sua postura, concepções e ações que permeiam o processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se que a postura assumida pelos educadores influencia na prática pedagógica cotidiana e que o envolvimento dos pais e o comprometimento dos professores são fatores determinantes na construção da escola inclusiva. Através das pesquisas de campo utilizadas nesse trabalho ficou evidente a importância do afeto no contexto da aprendizagem. Todos os entrevistados reconheceram que a escola deve se constituir num ambiente acolhedor e como educador temos que respeitar às emoções e sentimentos trazidos por cada uma das crianças. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | en |
dc.subject.keyword | Crianças deficientes visuais | en |
dc.title | A importância da afetividade na inclusão de alunos com deficiência visual na educação infantil | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-10T11:28:04Z | - |
dc.date.available | 2012-01-10T11:28:04Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-10T11:28:04Z | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2369 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2369 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|