Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mendes, Felipe Augusto dos Santos | - |
dc.contributor.author | Rocha, Poliany Silva | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Poliany Silva. Verificação da usabilidade e dos efeitos motores de um treinamento com realidade virtual imersiva em pacientes com Doença de Parkinson. 2018. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo verificou a usabilidade e os efeitos motores de um treinamento com realidade virtual imersiva – Samsung Gear VR – em pacientes com Doença de Parkinson. Foi realizado um ensaio clínico controlado, quase experimental e cego, com uma amostra que consistiu em 40 participantes que foram alocados em dois grupos: Grupo Experimental Samsung Gear VR(n=20) e Grupo Controle (n=20). Após triagem e avaliação pré treinamento, o Grupo Experimental passou por 5 semanas de treinamento, duas vezes na semana, totalizando 10 sessões com treinamento composto por quatro jogos com o Oculus Samsung Gear VR. Ao final da primeira sessão, o Grupo Experimental respondeu ao questionário System Usability Scale (SUS). O Grupo Controle não realizou nenhuma intervenção fisioterapêutica neste período. Ambos os grupos realizaram avaliações após 7 dias e 30 dias do período determinado de treinamento. Foi encontrada uma melhora significativa na variável da velocidade da marcha (p=0,001) e as demais variáveis não mostraram resultados significativos nos testes motores realizados. A pontuação do questionário SUS (84,75 ±12,32) mostrou que a usabilidade do sistema Samsung Gear VR foi considerada aceitável, podendo ser qualificada como excelente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Parkinson, Doença de | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Terapia de exposição à realidade virtual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marcha humana | pt_BR |
dc.title | Verificação da usabilidade e dos efeitos motores de um treinamento com realidade virtual imersiva em pacientes com Doença de Parkinson | pt_BR |
dc.title.alternative | Verification of the usability and motor effects of an immersive virtual reality training in patients with Parkinson's disease | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-21T20:51:01Z | - |
dc.date.available | 2020-04-21T20:51:01Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/23698 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study verified the usability and motor effects of an immersive virtual reality training - Samsung Gear VR - in patients with Parkinson's Disease. A controlled, almost experimental and blind clinical trial was conducted with a sample consisting of 40 participants, who were allocated to two groups: Experimental Group Samsung Gear VR (n = 20) and Control Group (n = 20). After screening and pre-training evaluation, the Experimental Group underwent 5 weeks of training, twice a week, totaling 10 training sessions consisting of four games with the Oculus Samsung Gear VR. At the end of the first session, the Experimental Group answered the System Usability Scale (SUS) questionnaire. The Control Group did not perform any physiotherapeutic intervention during this period. Both groups performed evaluations after 7 days and 30 days of the given training period. There was a significant improvement in gait velocity variable (p = 0.001) and the other variables did not show significant results in the motor tests performed. The SUS questionnaire score (84.75 ± 12.32) showed that the usability of the Samsung Gear VR system was considered acceptable and could be described as excellent. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Fisioterapia
|