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Título: O efeito da equoterapia na função motora grossa e nas habilidades funcionais de crianças com paralisia cerebral : ensaio clínico controlado aleatorizado
Outros títulos: The effect of hippotherapy on gross motor function and on functional skills of cerebral palsy children : randomized controlled trial
Autor(es): Medeiros, Jéssica Quirino
Orientador(es): Toledo, Aline Martins de
Coorientador(es): Araruna, Gilse Aparecida Almeida Guimarães
Assunto: Paralisia cerebral nas crianças
Equoterapia
Capacidade motora nas crianças
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 21-Abr-2020
Referência: MEDEIROS, Jéssica Quirino. O efeito da equoterapia na função motora grossa e nas habilidades funcionais de crianças com paralisia cerebral: ensaio clínico controlado aleatorizado. 2018. xi, 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: A paralisia cerebral (PC) descreve um grupo de desordens permanentes atribuídas a distúrbios não progressivos, que ocorrem no cérebro imaturo, causando limitações funcionais. Na equoterapia, o movimento tridimensional e repetitivo do cavalo estimula os ajustes posturais, sendo então indicada para crianças com PC. Objetivos: verificar a influência da equoterapia na função motora grossa e nas habilidades funcionais de crianças com paralisia cerebral. Métodos: Ensaio clínico aleatorizado com amostra de 13 crianças, de 2 a 5 anos, com PC nível V pelo Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS), divididas em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). O GE (n=7) recebeu 1 sessão de equoterapia por semana, durante 10 semanas e o GC (n=6) permaneceu 10 semanas sem receber intervenção fisioterapêutica. Os grupos foram avaliados antes e após as 10 semanas, pela Medida da Função Motora Grossa (GMFM) e pelo Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI). Para a estatística, utilizou-se uma análise de variância (ANOVA Split-Plot) para comparações intra-grupos e entre-grupos. Resultados: Não foram encontradas diferenças significativas no GE e no GC para a função motora grossa. Para as habilidades funcionais, foram encontradas diferenças significativas na área de Autocuidado do PEDI no GE. Conclusão: os resultados do presente estudo sugerem que 10 sessões de equoterapia favorecem as habilidades funcionais de crianças com PC nível V pelo GMFCS e não indicam mudanças significativas na função motora grossa. Portanto, a equoterapia pode contribuir para diminuir a dependência de crianças com PC nas atividades de vida diárias.
Abstract: Introduction: Cerebral palsy (CP) describes a group of permanent disorders attributed to non-progressive disturbances that occurs in immature brain, causing functional limitations. In hippotherapy, the three-dimensional and repetitive movements of the horse stimulates the postural adjustments, therefore it is indicated for children with CP. Aim: The purpose of this study is to verify the influence of hippotherapy on gross motor function and on functional skills of children with cerebral palsy. Methods: Randomized clinical trial with 13 children, aged 2 to 5 years old, with level V cerebral palsy in Gross Motor Function Classification System (GMFCS), divided into experimental group (EG) and control group (CG). EG (n = 7) received 1 session of hippotherapy per week for 10 weeks and CG (n = 6) remained 10 weeks without physical therapy intervention. The groups were evaluated before and after 10 weeks by Gross Motor Function Measure (GMFM) and by Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI). For statistics, a variance analysis (ANOVA Split-Plot) was used to intra-group and inter-group comparisons. Results: No significant differences were found in EG and CG for gross motor function. For the functional abilities, significant differences were found in the self-care area of PEDI in the EG. Conclusion: The results of the present study suggest that 10 sessions of hippotherapy favor the functional abilities of children with CP level V by GMFCS and do not indicate significant changes in gross motor function. Therefore, the hippotherapy may contribute to decrease the dependence of children with CP on daily living activities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Aparece na Coleção:Fisioterapia



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