Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2368
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ElianeMartinsSilvaDutra.pdf257,18 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Susana Silva-
dc.contributor.authorDutra, Eliane Martins Silva-
dc.identifier.citationDUTRA, Eliane Martins Silva. A inclusão do deficiente visual no ensino regular. 2011. 42 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste trabalho aborda o tema inclusão do deficiente visual no ensino regular, em uma escola, na rede regular de ensino de Ipatinga-MG. O objetivo desse trabalho foi oportunizar reflexões e caminhos possíveis para a qualificação prática e teórica da inclusão do deficiente visual. Tendo em vista a importância do tema e a necessidade em saber lidar com a diversidade na escola é que se propôs uma pesquisa qualitativa descritiva para identificar o que pensam os professores que trabalham nesta Escola sobre a inclusão de alunos com deficiente visual Investigouse as metodologias e estratégias de ensino, os aspectos facilitadores e dificultadores encontrados pelos professores e sobre a importância da parceria escola-família na inclusão de crianças com deficiente visual. Para embasamento teórico fez-se estudo de vários autores dentre eles Barraga (1986), Martin (2003), Conde (2010), Sá (2010) e Maciel e Raposo (2010) entre outros. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário com perguntas objetivas e subjetivas, que foram respondidos por 08 professores (A1,A2, A3, A4, A5, A6, A7, A8). Os dados coletados foram consolidados e analisados a partir do diálogo com os autores. A partir dos dados foi possível conhecer os professores, suas ansiedades e suas limitações. Ansiedade pela busca de capacitação e valorização, desmotivados pelas falta de apoio, e condições de trabalho e outros fatores pertinentes aos alunos com necessidades especiais.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPessoas com deficiência visualen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.titleA inclusão do deficiente visual no ensino regularen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-10T11:27:38Z-
dc.date.available2012-01-10T11:27:38Z-
dc.date.issued2012-01-10T11:27:38Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2368-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2368pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons