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2019_MarlonMendesCiriaticoGuimaraes_tcc.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorCosta Júnior, Edson Alves da-
dc.contributor.authorGuimarães, Marlon Mendes Ciriático-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Marlon Mendes Ciriático. Abordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dash. 2019. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2019.pt_BR
dc.description.abstractJogadores artificiais (bots) constituem uma peça fundamental de muitos jogos. Bots que exibem comportamento similar a de jogadores humanos proporcionam uma experiencia mais satisfatória para jogadores humanos. Criar agentes autônomos que se comportam de forma indistinguível de humanos é um problema aberto na computação e está ligado com o Teste de Turing (1950). Neste trabalho é discutido experimentos conduzidos para avaliar a capacidade de agentes de comportarem como jogadores humanos em jogos do gênero 2D Shooter Multiplayer. Foi implementado o modelo de Máquina de Estados Finita para os agentes testados e é proposto outras duas abordagens para construção de bots: Behavior Tree e Mirroring, que não foram implementadas mas seus modelos são descritos. O jogo Go Dash foi desenvolvido neste trabalho para se testar estas abordagens de agentes autônomos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.keywordInteligência artificialpt_BR
dc.subject.keywordJogos por computadorpt_BR
dc.subject.keywordJogadores autônomospt_BR
dc.titleAbordagens de agentes autônomos para jogar o jogo Go Dashpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-20T15:10:10Z-
dc.date.available2020-04-20T15:10:10Z-
dc.date.submitted2019-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/23678-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Artificial players (bots) are a key piece of many games. Bots that behave in similar way to that of human players provide a more satisfying experience for human players. Creating autonomous agents that behave indistinguishably from humans is an open problem in computing and is linked with the Turing Test (1950). This paper discusses experiments conducted to evaluate the ability of agents to behave as human players in games of the genre 2D Shooter Multiplayer. The Finite State Machine model was used for the tested agents and two other approaches for building bots are proposed: Behavior Tree and Mirroring. The game Go Dash was developed in this work to test these approaches.pt_BR
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