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Título: A intolerância religiosa em escolas públicas do Distrito Federal em relação às crianças e adolescentes praticantes do candomblé
Autor(es): França, Clarissa Santos de
Orientador(es): Sousa, Nair Heloisa Bicalho de
Assunto: Intolerância religiosa
Liberdade religiosa
Discriminação na educação
Candomblé
Religiosidade
Crianças e adolescentes
Data de apresentação: 29-Ago-2017
Data de publicação: 20-Abr-2020
Referência: FRANÇA, Clarissa Santos de. A intolerância religiosa em escolas públicas do Distrito Federal em relação às crianças e adolescentes praticantes do candomblé. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar a intolerância religiosa nas escolas públicas do DF em relação às crianças e adolescentes praticantes do candomblé. Tendo em vista a recorrente divulgação de casos de intolerância religiosa nos diferentes meios midiáticos, e pela pequena quantidade de literatura e debates sore o tema, surgiu a necessidade de discussão sobre como essas formas de intolerância religiosa influenciam no cotidiano de crianças e adolescentes candomblecistas. Sendo assim, ao longo do trabalho, foi realizada a discussão sobre o modo como a intolerância se manifesta em um contexto de país laico, bem como as maneiras como são manifestados os diferentes atos de preconceito. A discussão realizada foi embasada por diversos arcabouços teóricos e legais, bem como através de uma pesquisa qualitativa realizada com crianças e adolescentes iniciados na religião. Entende-se que através da discussão aberta do tema que se tornou uma questão social, bem como dos dados levantados, o presente trabalho poderá colaborar para uma conscientização da população sobre esses casos de intolerância e o modo como afetam o cotidiano e a vivência desses jovens nos diferentes espaços sociais.
Abstract: The present paper proposes to analyze the religious intolerance in public schools of Federal District regarding children and teenagers practitioners of Candomblé. In view of the recurrent divulgation of cases of religious intolerance in different media outlets, and the scarce quantity of literature and debates about the theme, the need of discussion about how those modes of religious intolerance influence in routine of candoblecistas children and teenagers arose. Therefore, along this paper, the discussion on how the intolerance manifests itself in a context of laic country and the ways in which there are express the different acts of prejudgement were accomplish. This discussion was based for several academic and legal frameworks and by a qualitative research realized with initiated in religion children and teenagers. It is understood that through the open discussion about the theme that became a social issue and through the data survey this paper may collaborate for a population awareness about those cases and how they affect the routine and the experience of those young people in several society medium.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.
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